Artigo Anais III JOIN / Edição Brasil

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-8318

METODOLOGIA ALTERNATIVA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Palavra-chaves: PIBID, METODOLOGIAS DIFERENCIADAS, QUÍMICA Pôster (PO) QUÍMICA
"2017-10-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 49937
    "edicao_id" => 73
    "trabalho_id" => 606
    "inscrito_id" => 1976
    "titulo" => "METODOLOGIA ALTERNATIVA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "O ensino oferecido nas instituições formais de educação no Brasil, segundo dados de 2015 publicados pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), não tem se mostrado satisfatório. Tratam-se de dados preocupantes que devem compor a análise de qualquer grupo de docentes, em todos os níveis formativos, do básico ao superior. Na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) os professores de química do ensino básico, tem desenvolvido a partir de planos de trabalho junto a três escolas do ensino médio da cidade de Mossoró, uma série de iniciativas de cunho didático/pedagógico, com intuitos claros. No Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana (CEIPEV) reúne-se alunos de diferentes turmas para desenvolver desde a ideia inicial do enredo, passando pelo roteiro, com a descrição detalhada da peça de cada cena, os elementos textuais, musicais e corporais. Para tanto, os estudantes são conduzidos através de oficinas especificas para cada dimensão, todas elas coordenadas por bolsistas PIBID. A escolha didática tem se traduzido para os estudantes da escola em momentos de descontração e motivação tanto para estudar, quanto para construir novas maneiras de se relacionar com professores e colegas. A partir do entendimento da importância dos jogos, do teatro e das Histórias em Quadrinhos para o ensino de química, foram produzidos por alunos em diferentes temas na matéria de química, produtos didáticos com temas diversos. Como forma de divulgar e valorizar o trabalho produzido pelos estudantes da escola, foi organizado o Primeiro Festival de Artes e Ciência no CEIPEV para a apresentação dos produtos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "QUÍMICA"
    "palavra_chave" => "PIBID, METODOLOGIAS DIFERENCIADAS, QUÍMICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD4_SA4_ID1976_13092017210613.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:37"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISADORA REGINA GALDINO DA SILVA "
    "autor_nome_curto" => "ISADORA GALDINO"
    "autor_email" => "isaadoragaldino@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil"
    "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/join/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 49937
    "edicao_id" => 73
    "trabalho_id" => 606
    "inscrito_id" => 1976
    "titulo" => "METODOLOGIA ALTERNATIVA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "O ensino oferecido nas instituições formais de educação no Brasil, segundo dados de 2015 publicados pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), não tem se mostrado satisfatório. Tratam-se de dados preocupantes que devem compor a análise de qualquer grupo de docentes, em todos os níveis formativos, do básico ao superior. Na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) os professores de química do ensino básico, tem desenvolvido a partir de planos de trabalho junto a três escolas do ensino médio da cidade de Mossoró, uma série de iniciativas de cunho didático/pedagógico, com intuitos claros. No Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana (CEIPEV) reúne-se alunos de diferentes turmas para desenvolver desde a ideia inicial do enredo, passando pelo roteiro, com a descrição detalhada da peça de cada cena, os elementos textuais, musicais e corporais. Para tanto, os estudantes são conduzidos através de oficinas especificas para cada dimensão, todas elas coordenadas por bolsistas PIBID. A escolha didática tem se traduzido para os estudantes da escola em momentos de descontração e motivação tanto para estudar, quanto para construir novas maneiras de se relacionar com professores e colegas. A partir do entendimento da importância dos jogos, do teatro e das Histórias em Quadrinhos para o ensino de química, foram produzidos por alunos em diferentes temas na matéria de química, produtos didáticos com temas diversos. Como forma de divulgar e valorizar o trabalho produzido pelos estudantes da escola, foi organizado o Primeiro Festival de Artes e Ciência no CEIPEV para a apresentação dos produtos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "QUÍMICA"
    "palavra_chave" => "PIBID, METODOLOGIAS DIFERENCIADAS, QUÍMICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD4_SA4_ID1976_13092017210613.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:37"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISADORA REGINA GALDINO DA SILVA "
    "autor_nome_curto" => "ISADORA GALDINO"
    "autor_email" => "isaadoragaldino@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil"
    "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/join/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de outubro de 2017

Resumo

O ensino oferecido nas instituições formais de educação no Brasil, segundo dados de 2015 publicados pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), não tem se mostrado satisfatório. Tratam-se de dados preocupantes que devem compor a análise de qualquer grupo de docentes, em todos os níveis formativos, do básico ao superior. Na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) os professores de química do ensino básico, tem desenvolvido a partir de planos de trabalho junto a três escolas do ensino médio da cidade de Mossoró, uma série de iniciativas de cunho didático/pedagógico, com intuitos claros. No Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana (CEIPEV) reúne-se alunos de diferentes turmas para desenvolver desde a ideia inicial do enredo, passando pelo roteiro, com a descrição detalhada da peça de cada cena, os elementos textuais, musicais e corporais. Para tanto, os estudantes são conduzidos através de oficinas especificas para cada dimensão, todas elas coordenadas por bolsistas PIBID. A escolha didática tem se traduzido para os estudantes da escola em momentos de descontração e motivação tanto para estudar, quanto para construir novas maneiras de se relacionar com professores e colegas. A partir do entendimento da importância dos jogos, do teatro e das Histórias em Quadrinhos para o ensino de química, foram produzidos por alunos em diferentes temas na matéria de química, produtos didáticos com temas diversos. Como forma de divulgar e valorizar o trabalho produzido pelos estudantes da escola, foi organizado o Primeiro Festival de Artes e Ciência no CEIPEV para a apresentação dos produtos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.