Experimentos de baixo custo é uma das estratégias metodológicas de trabalho que contribuem positivamente no processo de ensino-aprendizagem da Física. Para a realização da pesquisa foram necessários vários tipos de recursos didáticos como a própria sala de aula, notebook, data show, slides, materiais reciclados, industrializados de baixo custo, dentre outros. Durante o período de estágio do presente ano na turma do 3º ano do Ensino Médio no Instituto Federal do Maranhão (IFMA), campus São João dos Patos, foi possível perceber as dificuldades dos discentes em compreender e associar o conteúdo de eletromagnetismo com o cotidiano, uma vez que as aulas eram meramente teóricas. Diante disso, é notável a necessidade de poder contribuir para o bom aproveitamento da disciplina, e decidimos elaborar uma aula juntamente com o professor do tipo expositiva dialogada abordando o conteúdo teórico sobre o eletromagnetismo, apontando algumas aplicações no dia a dia afim de quebrar as barreiras existentes entre a Física e o aluno. Logo em seguida, construímos e executamos juntamente com os discentes alguns experimentos de baixo custo pertinentes ao conteúdo. Nessa segunda etapa, o diferencial estava exatamente em utilizar os experimentos como uma nova metodologia que fosse capaz de despertar o interesse dos discentes, e contribuir com a sua aprendizagem. Como se pode notar, o objetivo desta pesquisa se dá em trabalhar com experimentos de baixo custo, como uma forma metodológica de observar na prática os fenômenos físicos apresentados na aula teórica, tornando o processo de ensino e aprendizagem mais dinâmico e eficaz. E com isso, os alunos passaram a compreender os conceitos e os fenômenos físicos com mais facilidade.