O setor de cerâmica vermelha tem um importante papel no desenvolvimento do país, é um grande gerador de emprego e renda. Especificamente, na região do sul do Ceará, o setor responsável por mais de 1700 empregos diretos. Da mesma forma que a grande maioria das indústrias de cerâmica vermelha do Brasil, as olarias do sul do Ceará são micro e pequenas empresas que apresentam deficiências nas áreas de gestão financeira, falta de profissionalização de seus colaboradores, processos produtivos semi-artesanais, alto índice de desperdício e de produção e problemas ambientais. Os desperdícios energéticos e de materiais e o descarte dos resíduos feito de modo equivocado geram impactos ambientais negativos. Assim, torna-se necessário a busca por soluções técnicas que minimizem os problemas. Tendo como foco promover a sustentabilidade das olarias do sul do Ceará, este trabalho tem como metas: fazer um diagnóstico dos materiais e processos empregados nas fábricas, os quais incluem o recebimento da matéria-prima, processamento, seleção do produto e descarte dos resíduos; caracterizar os resíduos produzidos pelas olarias sul-cearenses; analisar a sustentabilidade empresarial dessas olarias; levantar medidas sustentáveis já utilizadas pelas indústrias cerâmicas; para em seguida; propor inovações tecnológicas que levem a maior eficiência energética, produtiva e o reaproveitamento de resíduos hoje descartados. No levantamento feito até o momento, constatou-se que a região conta com 36 empresas de cerâmica vermelha, sendo 15 localizadas no município do Crato-CE. Um questionário para o diagnóstico ambiental está sendo preparado e será enviado para ser respondido on-line por todas as olarias. Visando um diagnóstico que permita identificar e classificar os riscos ambientais e econômicos durante cada etapa do processo produtivo, desde a seleção de matérias-primas e insumos até o produto final, o questionário deverá abordar questões quantitativas e qualitativas de entrada e saída de cada etapa do processo. Ainda, o questionário, deve ser simples, claro e conciso para facilitar a resposta pelos empresários ou gerentes das empresas. As respostas dos questionários serão tabuladas e analisadas. Visitas in situ em ao menos 15% do total de empresas serão realizadas com a finalidade de validar e, se necessário, ajustar as conclusões advindas das respostas das questões virtuais.