A discussão de temas relacionados a ciência, a geografia e sua interdisciplinaridade, estão sempre presente nas possibilidades de construção, concretização e integração do conhecimento em suas disciplinas, assim como, em outro ramos da ciência. Esta pode ainda passar pela transdisciplinaridade e pela multidisciplinaridade, que pode ser observada na geografia desde sua concepção, fato que mostra uma tendência intrínseca da investigação científica, apesar de algumas contravenções e dificuldades de entendimento em relação a outros ramos científicos, principalmente no campo acadêmico, que busca a integração de todas as ciências em prol da construção científica em benefício de toda a sociedade e o seu ambiente de vivencia. Este artigo teve como objetivo geral verificar a importância da interdisciplinaridade na geografia para a construção do conhecimento de forma sistemática que auxilie na resolução de problemas no espaço geográfico. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e exploratória, que reuniu informações e dados que serviram de base para sua construção, além da experiência e observação sistemática das disciplinas de geografia, especialmente a da pós-graduação. Como resultado a pesquisa apontou que a necessidade de integração das disciplinas sempre esteve à luz da busca do conhecimento, tendo na geografia um exemplo clássico desta integração. Esta preocupação vem acontecendo na geografia, principalmente devido à busca incessante da delimitação de um objeto de estudo voltado para a realidade socioespacial e de seus problemas concretos, que agora, mais do que nunca, busca interligar outras ciências na construção constante do conhecimento, numa forma bem mais complexa, com o adjunto também da multidisciplinaridade, que rompe além das fronteiras interdisciplinares e transdisciplinares no estudo da geografia com o auxílio de outras disciplinas e de outro ramos da ciência, através da utilização dos métodos e técnicas nas pesquisas e estudos científicos agora disponíveis.