No decorrer deste trabalho, apresentarei uma entrevista feita com um professor da rede estadual de ensino da Cidade, Luís Gomes-RN. Falar sobre avaliação escolar com os professores atuais é de fato desafiador, compreendendo que a identidade do professor está intrínseca com sua prática avaliativa, uma vez que essa prática tende a não depender somente do educador. Abordarei neste sentido os desafios que permeiam nessa relação, levando em consideração que o a avaliação escolar não pode de forma alguma ser um processo excludente, não deve ser imposta como um instrumento que aprova ou reprova, mas sim que promova novos horizontes na prática do professor e na aprendizagem do aluno, oportunizando ao professor a identificação da aprendizagem do aluno com relação aos conteúdos apreendidos, porém o ato de avaliar perpassa essa perspectiva, através da avaliação escolar o educador pode possibilitar ao aluno vertentes que facilitem a compreensão dos conteúdos trabalhados, como também permite ao professor uma dimensão da sua prática educativa. Para que seja obtida em todos os sentidos resultados satisfatórios, fazendo valer o verdadeiro sentido do ato avaliativo, deixando de ser um desafio a prática docente e perpassando uma visão excludente de “fim” para uma visão de continuidade e melhoramento tanto da aprendizagem do aluno quanto da prática educativa docente. A avaliação escolar é um instrumento pedagógico fundante uma educação engajada com um processo de aprendizagem de qualidade que traz, através de ações estratégias do professor e escola, uma valorização do educando, fazendo com que o mesmo perpasse cada fase da educação infantil de forma promissora e aceitável, facilitando a aprendizagem e o seu reconhecimento mediante aos conteúdos trabalhado em sala de aula. Ao discorrer sobre este assunto é notável a preocupação do professor entrevistado com relação ao que compete a pratica avaliativa na escola em que exerce a profissão docente.