Artigo Anais III JOIN / Edição Brasil

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-8318

A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NO MUNICÍPIO DE TIANGUÁ/CEARÁ

Palavra-chaves: CONQUISTAS HISTÓRICAS, PERFIL DO PROFESSOR E ALUNO DA EJA, ALFABETIZAÇÃO Pôster (PO) EDUCAÇÃO
"2017-10-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 49406
    "edicao_id" => 73
    "trabalho_id" => 646
    "inscrito_id" => 810
    "titulo" => "A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NO MUNICÍPIO DE TIANGUÁ/CEARÁ"
    "resumo" => """
      A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade que vem conquistando seu lugar no âmbito social, e além de colaborar com o processo de combate ao analfabetismo no Brasil é um importante espaço na promoção de uma cultura que favoreça a construção de um pensamento crítico e consciente da realidade na qual os educandos estão inseridos.\r\n
      Este artigo foi desenvolvido a partir do Programa de monitoria da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, realizado no curso de Pedagogia, especificamente na disciplina de Educação de Jovens e Adultos. Além das leituras e debates promovidos em sala de aula e reuniões de orientações e planejamentos, realizamos observações e entrevistas com os membros desse processo, ou seja, alunos e professores da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Escola Municipal de Tianguá, localizada no estado do Ceará, E.E.I.F. Prof.ª Ofélia Portela Moita, com o propósito de conhecer o perfil dos mesmos, investigando a relação entre essa modalidade de ensino e as mudanças ocorridas na vida pessoal e profissional dos discentes, ressaltando as conquistas históricas e os avanços adquiridos até os dias atuais.  \r\n
      Esta pesquisa tem como objetivo ressaltar a importância da EJA no cenário social, investigando sua influência na vida daqueles que ganharam uma nova oportunidade para sair do quadro social, político e econômico que se encontravam, especialmente estabelecendo conexões entre o que o aluno já traz consigo, suas experiências, motivações, perspectivas e as possibilidades que a EJA lhe oferece.\r\n
      Sabemos que a Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade que vem avançando e construindo seu papel social e pedagógico. As dificuldades foram muitas e ainda existe uma descaracterização da EJA, o preconceito com os alunos, a desvalorização dos profissionais, entre outros elementos que a torna separada de outras modalidades de ensino.Essa pesquisa sobre a Educação de Jovens e Adultos foi uma breve explanação de como a EJA está inserida no meio social, trazendo novas oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento para uma parte da população que não teve o acesso na idade adequada.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO"
    "palavra_chave" => "CONQUISTAS HISTÓRICAS, PERFIL DO PROFESSOR E ALUNO DA EJA, ALFABETIZAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD4_SA33_ID810_14092017185939.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:35"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAIANE SOUZA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JAYANE SOUZA"
    "autor_email" => "jaianesilvapedagoga@gmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil"
    "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/join/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 49406
    "edicao_id" => 73
    "trabalho_id" => 646
    "inscrito_id" => 810
    "titulo" => "A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NO MUNICÍPIO DE TIANGUÁ/CEARÁ"
    "resumo" => """
      A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade que vem conquistando seu lugar no âmbito social, e além de colaborar com o processo de combate ao analfabetismo no Brasil é um importante espaço na promoção de uma cultura que favoreça a construção de um pensamento crítico e consciente da realidade na qual os educandos estão inseridos.\r\n
      Este artigo foi desenvolvido a partir do Programa de monitoria da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, realizado no curso de Pedagogia, especificamente na disciplina de Educação de Jovens e Adultos. Além das leituras e debates promovidos em sala de aula e reuniões de orientações e planejamentos, realizamos observações e entrevistas com os membros desse processo, ou seja, alunos e professores da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Escola Municipal de Tianguá, localizada no estado do Ceará, E.E.I.F. Prof.ª Ofélia Portela Moita, com o propósito de conhecer o perfil dos mesmos, investigando a relação entre essa modalidade de ensino e as mudanças ocorridas na vida pessoal e profissional dos discentes, ressaltando as conquistas históricas e os avanços adquiridos até os dias atuais.  \r\n
      Esta pesquisa tem como objetivo ressaltar a importância da EJA no cenário social, investigando sua influência na vida daqueles que ganharam uma nova oportunidade para sair do quadro social, político e econômico que se encontravam, especialmente estabelecendo conexões entre o que o aluno já traz consigo, suas experiências, motivações, perspectivas e as possibilidades que a EJA lhe oferece.\r\n
      Sabemos que a Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade que vem avançando e construindo seu papel social e pedagógico. As dificuldades foram muitas e ainda existe uma descaracterização da EJA, o preconceito com os alunos, a desvalorização dos profissionais, entre outros elementos que a torna separada de outras modalidades de ensino.Essa pesquisa sobre a Educação de Jovens e Adultos foi uma breve explanação de como a EJA está inserida no meio social, trazendo novas oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento para uma parte da população que não teve o acesso na idade adequada.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO"
    "palavra_chave" => "CONQUISTAS HISTÓRICAS, PERFIL DO PROFESSOR E ALUNO DA EJA, ALFABETIZAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD4_SA33_ID810_14092017185939.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:35"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAIANE SOUZA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JAYANE SOUZA"
    "autor_email" => "jaianesilvapedagoga@gmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil"
    "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/join/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de outubro de 2017

Resumo

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade que vem conquistando seu lugar no âmbito social, e além de colaborar com o processo de combate ao analfabetismo no Brasil é um importante espaço na promoção de uma cultura que favoreça a construção de um pensamento crítico e consciente da realidade na qual os educandos estão inseridos. Este artigo foi desenvolvido a partir do Programa de monitoria da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, realizado no curso de Pedagogia, especificamente na disciplina de Educação de Jovens e Adultos. Além das leituras e debates promovidos em sala de aula e reuniões de orientações e planejamentos, realizamos observações e entrevistas com os membros desse processo, ou seja, alunos e professores da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Escola Municipal de Tianguá, localizada no estado do Ceará, E.E.I.F. Prof.ª Ofélia Portela Moita, com o propósito de conhecer o perfil dos mesmos, investigando a relação entre essa modalidade de ensino e as mudanças ocorridas na vida pessoal e profissional dos discentes, ressaltando as conquistas históricas e os avanços adquiridos até os dias atuais. Esta pesquisa tem como objetivo ressaltar a importância da EJA no cenário social, investigando sua influência na vida daqueles que ganharam uma nova oportunidade para sair do quadro social, político e econômico que se encontravam, especialmente estabelecendo conexões entre o que o aluno já traz consigo, suas experiências, motivações, perspectivas e as possibilidades que a EJA lhe oferece. Sabemos que a Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade que vem avançando e construindo seu papel social e pedagógico. As dificuldades foram muitas e ainda existe uma descaracterização da EJA, o preconceito com os alunos, a desvalorização dos profissionais, entre outros elementos que a torna separada de outras modalidades de ensino.Essa pesquisa sobre a Educação de Jovens e Adultos foi uma breve explanação de como a EJA está inserida no meio social, trazendo novas oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento para uma parte da população que não teve o acesso na idade adequada.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.