A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade que vem conquistando seu lugar no âmbito social, e além de colaborar com o processo de combate ao analfabetismo no Brasil é um importante espaço na promoção de uma cultura que favoreça a construção de um pensamento crítico e consciente da realidade na qual os educandos estão inseridos.
Este artigo foi desenvolvido a partir do Programa de monitoria da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, realizado no curso de Pedagogia, especificamente na disciplina de Educação de Jovens e Adultos. Além das leituras e debates promovidos em sala de aula e reuniões de orientações e planejamentos, realizamos observações e entrevistas com os membros desse processo, ou seja, alunos e professores da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Escola Municipal de Tianguá, localizada no estado do Ceará, E.E.I.F. Prof.ª Ofélia Portela Moita, com o propósito de conhecer o perfil dos mesmos, investigando a relação entre essa modalidade de ensino e as mudanças ocorridas na vida pessoal e profissional dos discentes, ressaltando as conquistas históricas e os avanços adquiridos até os dias atuais.
Esta pesquisa tem como objetivo ressaltar a importância da EJA no cenário social, investigando sua influência na vida daqueles que ganharam uma nova oportunidade para sair do quadro social, político e econômico que se encontravam, especialmente estabelecendo conexões entre o que o aluno já traz consigo, suas experiências, motivações, perspectivas e as possibilidades que a EJA lhe oferece.
Sabemos que a Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade que vem avançando e construindo seu papel social e pedagógico. As dificuldades foram muitas e ainda existe uma descaracterização da EJA, o preconceito com os alunos, a desvalorização dos profissionais, entre outros elementos que a torna separada de outras modalidades de ensino.Essa pesquisa sobre a Educação de Jovens e Adultos foi uma breve explanação de como a EJA está inserida no meio social, trazendo novas oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento para uma parte da população que não teve o acesso na idade adequada.