Este artigo visa apresentar resultados preliminares de uma pesquisa em andamento cujo objetivo consiste em analisar como a formação continuada dos professores da rede municipal de Fortaleza/ Ce, contribui na definição das práticas pedagógicas da Educação Infantil. O interesse pelo estudo teve origem nas experiências na formação inicial e na prática docente em turmas de educação infantil. Atualmente, devido às novas propostas educacionais para a área da educação infantil, foi necessário pensar em uma formação específica para o professor que atua nesse nível, pois esse profissional deve saber as particularidades da criança e as propostas em torno dela, ou seja, a teoria deve estar refletindo com sua prática diária, haja vista que o professor precisa criar suas próprias metodologias de sala de aula mediante aos problemas de aprendizagem que os alunos venham a ter. A metodologia que está sendo utilizada tem uma abordagem qualitativa e terá como método de pesquisa o estudo de caso, que permite ao pesquisador fazer um estudo descritivo e bem detalhado do objeto de pesquisa escolhido. No referencial teórico para fundamentar o artigo, faremos um percurso histórico sobre a formação do educador infantil no Brasil até chegar à formação continuada; depois desse breve momento histórico iremos abordar as questões de políticas de formação dos professores e por fim, falaremos a respeito da formação continuada do município de Fortaleza. Os resultados preliminares mostram que os professores que participam da pesquisa acreditam que a Formação Continuada esteja contribuindo na melhoria de sua prática pedagógica na sua prática diária na sala de aula. Apesar disso ainda revelam outros problemas principalmente em relação à Formação em Contexto. Almejamos que as discussões propostas neste artigo junto com alguns resultados dessa investigação possam servir como ponto de partida para demais estudos acerca da temática, no intuito de subsidiar as reflexões necessárias no processo de formação continuada de professores de educação infantil.