A abordagem da disciplina de Química dentro de sala de aulas tem se concretizado por meio
da utilização de práticas que se relacionam com abordagens tradicionalistas do ensino. Em
consequência disto, acaba-se por gerar estudantes com dificuldades em aprender, sem interesse em
participar dos momentos de aula e possuidores de deficiências no que concerne relacionar aquilo que
se é estudado com fenômenos presentes em seu cotidiano. Deste modo, fazer uso atividades
experimentais durante a concretização das aulas de Química, trás consigo o objetivo de se aprimorar o
processo de ensino-aprendizagem, fazendo com que o mesmo assuma um caráter mais interativo,
propiciando assim, aos estudantes uma participação mais ativa durante os momentos propostos.
Mediante ao que foi exposto, este trabalho foi desenvolvido com o intuito de analisar quais as
contribuições trazidas pela utilização da experimentação no que concerne ao entendimento do
conteúdo de pH. Vale ressalva esta experimentação foi desenvolvida numa intervenção do Programa
Institucional de Bolsa e Iniciação a Docência (PIBID) e aplicado em uma das escolas parceiras do
referido programa, localizada no município de Gravatá-PE. Ao final do desenvolvimento deste
trabalho foi possível constatar que uma considerável parte dos discentes obtiveram sucessos em suas
respostas, mostrando que as aulas teórico-expositivas juntamente a utilização da experimentação
foram capazes de trazer acréscimos positivos para a aprendizagem dos discentes participantes da
intervenção.