ARAÚJO, Rosy Karine Pinheiro De et al.. Uso de jogos no ensino ortografia. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/49271>. Acesso em: 05/11/2024 03:13
O objetivo da pesquisa é analisar os efeitos do uso de jogos no ensino da ortografia além de identificar o domínio ortográfico, antes e após o trabalho com jogos, dos estudantes do 3° e 5° ano do ensino fundamental. Participaram 24 crianças de escolas públicas municipais de Recife do (3º e 5º ano). Foi aplicado um ditado lacunado nas duas turmas participantes. A partir do ditado foram selecionadas as regras contextuais que apresentavam maior quantidade de erros para as turmas analisadas (M/N, C/QU, R brando, RR e R em começo de palavras.). As crianças selecionadas foram aquelas que apresentavam maiores dificuldades nas regras contextuais enfocadas. Foram usados 6 (seis) jogos de ortografia para trabalhar as regras, sendo dois para cada regra (um de classificação e um de escrita). Os jogos foram aplicados em 9 sessões realizadas fora do espaço das salas de aula, para ambas as turmas. Os resultados sugeriram que após os alunos entrarem em contato com os jogos apresentaram avanços no desempenho ortográfico conseguindo dominar a maior parte das regras trabalhadas. Os resultados tendem a indicar que os jogos ortográficos são uma alternativa válida e interessante e pode servir de apoio ao trabalho pedagógico.