Este trabalho tem como objetivo demonstrar os benefícios e malefícios do acesso cultural através televisão, bem como as características psicossociais e culturais do público alvo que obtém o acesso à cultura prioritariamente pela televisão. A metodologia empregada será de pesquisa exploratória na premissa de possibilitar uma melhor familiarização ao objeto de estudo, que estará referenciada em Bourdieu (1996), Carvalho (2013), Bauman (2009), entre outros. A população brasileira é culturalmente variada, possuindo diferenças acentuadas de acordo com a classe social, região do país, idade, nível de escolaridade, religião e etc. A desigualdade social é quem mais acentua a variedade cultural nesse país e a diversidade de costumes, que vai desde a qualidade de moradia, meio de transporte, alimentação, chegando a interferir no uso coloquial da língua portuguesa. A televisão é um meio de acesso à cultura, mas não é um recurso que pode ser controlado pelo professor, ou pelos telespectadores, pois estes estão passivos a assistir uma programação pré-estabelecida. Assim, partindo da premissa que a televisão nas últimas décadas tenha sido um meio de propagação da cultura do espetáculo, bem como do aculturamento social da grande maioria da população que não tem ou não quer ter acesso a outro meio de cultura, este estudo coloca em cheque o uso da televisão na educação dos neófitos e na formação de um senso crítico adequado nos adultos.