Os desafios atuais na educação necessitam da utilização de recursos que tornem o ensino mais proveitoso para o aluno. A necessidade de incluir atividades relacionadas ao tema de educação ambiental é presente, pois o recurso mais utilizado no ensino é o livro didático. Porém, temas como “Morcegos”, importantes para o equilíbrio ecossistêmico, a partir de sua grande diversidade de hábitos alimentares, são pouco conhecidos pela população por terem suas informações pouco difundidas neste e nos demais meios de informação. Com isso, objetivou-se utilizar sequência didática sobre os morcegos nas aulas de Ciências de uma escola municipal de Vitória de Santo Antão, PE. A metodologia ocorreu a partir de sequência didática, com três encontros, em duas turmas de sétimo ano em uma escola de Ensino Fundamental. Foi aplicado questionário semiestruturado com questões discursivas para os alunos e duas professoras participantes da pesquisa, no primeiro encontro; apresentação e análise de vídeo didático, no segundo; e rodas de leitura de livros paradidáticos, no terceiro, todos com a temática “Morcegos”. Para a realização de cada encontro houve um intervalo de uma semana. Durante as aulas de vídeo e leitura foram realizadas observações acerca da participação dos alunos. A obtenção dos resultados deu-se a partir dessas observações. Evidenciou-se que a abordagem de análise de vídeo conseguiu mais atenção dos alunos que a leitura. Chegando-se a conclusão de que é inevitável a necessidade do incentivo à leitura nas escolas de rede pública, bem como o enfoque para a educação ambiental desses animais, tão pouco difundida.