A Educação Especial corresponde a uma modalidade de ensino que possui a finalidade de instaurar o desenvolvimento potencial dos indivíduos portadores de necessidades especiais, contemplando distintos níveis do campo de ensino. A Educação Especial e o ambiente escolar devem caminhar em conjunto para que possam promover benefícios para as crianças que necessitam de um aparato específico. No contexto das crianças com surdez, não seria diferente, pois esse determinado público requer atendimento especializado e um aparato pedagógico adequado. O objetivo desse estudo visa apontar a relevância da Educação Especial no processo de aprendizagem de crianças surdas brasileiras. No tocante a metodologia da pesquisa, utilizou-se o método qualitativo e pesquisa bibliográfica, no qual foram adotados materiais devidamente publicados, como por exemplo, artigos científicos que retratam a temática em questão. Os materiais foram retirados por meio da ferramenta de pesquisa Google Acadêmico e do banco de dados Scielo (Scientific Eletronic Library Online). Evidenciou-se que a Educação Especial promove a socialização das crianças surdas, favorecendo o processo de cidadania, amenizando o preconceito em sala de aula, além da potencialização do aprendizado e habilidades das crianças surdas. Para que sejam alcançados esses aspectos positivos, faz-se necessário o aparato de estratégias pedagógicas por parte do profissional de LIBRAS e dos outros profissionais docentes, para que em conjunto possam promover o processo de aprendizado da criança surda, tendo em vista as dificuldades atreladas na sociedade e no âmbito educacional.