Resumo:
No presente trabalho, são apresentados resultados e discussões acerca de uma atividade desenvolvida em uma escola estadual da Paraíba no município de Campina Grande no distrito de Catolé de Boa Vista, sobre a Matemática ir além dos muros da escola, esta foi uma atividade desenvolvida sobre o conteúdo de trigonometria com alunos de uma turma do 9° ano do ensino fundamental, no ano de 2017. O objetivo foi propor uma imagem diferente da habitual onde os educandos acreditam na sua grande maioria que a Matemática se limita apenas a sala de aula. Na resolução das atividades envolvia conceitos iniciais de trigonometria e situações-problemas, onde os mesmos foram induzidos a calcular medidas tais como a altura de uma arvore enfrente a escola, a altura da torre de uma igreja, a altura do uma torre de celular, a altura de um poste, situações problemas foram apresentadas para serem solucionadas e respondidas com uma medida aproximada de cada situação. Após apresentação das situações foi sugerido que os educando fizessem um esboço da situação e encontrando a solução aplicando os conceitos trabalhados em sala de aula sobre trigonometria, foi percebida uma dificuldade dos educandos em compreenderem e solucionar matematicamente situações-problemas, porem as mesmas foram sanadas em sala de aula, o que foi de extrema importância para o entendimento e o sucesso da atividade que foi alem da sala de aula de Matemática, como relataram os alunos em sala de aula.