O presente trabalho apresenta uma breve análise a respeito das matrizes curriculares dos cursos de Licenciatura em História das IES (Instituições de Ensino Superior) brasileiras, tendo como foco as instituições federais. Reunindo dados de uma IES por estado, buscamos fazer um paralelo entre as cargas horárias pedagógicas obrigatórias dos referidos cursos de cada estado, analisando o impacto, seja ele positivo ou negativo, das ditas cargas horárias mencionadas na formação docente da Licenciatura em História e de como isso afeta o ensino básico brasileiro no que diz respeito à disciplina de História oferecida no Ensino Fundamental. Para realizar tal pesquisa, foram analisados os projetos político-pedagógicos e as matrizes curriculares de 24 (vinte e quatro) estados do Brasil, considerando as IES federais de cada estado e tomando como base os sítios das referidas IES escolhidas. A pesquisa ainda levou em consideração os projetos político-pedagógicos elaborados num período de tempo que corresponde entre o início dos anos 2000, como é o caso do estado do Rio Grande do Norte, onde analisamos o projeto político-pedagógico do Centro de Ensino Superior do Seridó, datado de 2005, até um período mais recente ao qual foi redigido o presente artigo, como por exemplo, o estado de São Paulo, onde foi analisado o projeto político-pedagógico da Universidade Federal do Estado de São Paulo (UNIFESP) datado de 2016. Os estados do Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Distrito Federal, estão fora dessa análise, pois, até o momento em que este artigo foi redigido, não estavam disponíveis dados exatos a respeito tanto de seus projetos político-pedagógicos como de suas respectivas matrizes curriculares.