Do lugar de professoras da Educação Infantil da rede pública municipal de ensino de São Luís – MA e estudantes de Graduação do 6º Período do Curso de Pedagogia, na modalidade à Distância, da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, surgiu a necessidade da realização dessa pesquisa, in lócus, analisando experiências pedagógicas permeadas por ideias que se encontram cristalizadas no trato das relações étnico-raciais presentes no cotidiano das turmas da Educação Infantil, como por exemplo, a expressão lápis “cor de pele”, tão bem utilizada na infância. Ademais, a partir de um Projeto didático interdisciplinar de intervenção aplicado em uma sala de aula da Educação Infantil e apresentado a disciplina: Prática Curricular de Ação Interdisciplinar,surgiu o interesse de investigar o tema. Nessa perspectiva, o objetivo da pesquisa é estudar cientificamente o ambiente escolar no ano de 2018, no tocante a promoção da educação para as relações étnico-raciais, por se tratar de um tema relevante no currículo da infância bem como incentivar as crianças a respeitarem e conviverem com as diferenças. No intuito de alcançar o objetivo proposto pelo trabalho de investigação, optamos pela pesquisa qualitativa, com abordagem exploratória. Como instrumentos de coleta de dados, utilizaremos a observação participante nas turmas do Infantil I e II, bem como a entrevista semiestruturada aplicada a duas professoras das respectivas turmas investigadas. A pesquisa em andamento, espera contribuir para uma educação para as relações étnico-raciais, que vise a (re) construção e (re) conhecimento da criança negra em sala de aula, efetivando uma “educação antirracista”.