Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UM NOVO OLHAR NO ENSINO DE MATEMÁTICA: SUPERANDO RÓTULOS, CONSTRUINDO LAÇOS

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, AFETIVIDADE, APRENDIZAGEM, PROFESSOR DE MATEMÁTICA Pôster (PO) GT 13. Educação Matemática
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 49164
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 680
    "inscrito_id" => 6884
    "titulo" => "UM NOVO OLHAR NO ENSINO DE MATEMÁTICA: SUPERANDO RÓTULOS, CONSTRUINDO LAÇOS"
    "resumo" => "Pretende‐se neste artigo abordar aspectos teóricos que norteiam a Educação Matemática, visto que por muitos anos se sustentou a necessidade de ensinar uma matemática distante da percepção dos alunos, a Matemática vista por uma parcela considerável de estudantes, como matéria difícil e além disto o professor era tido como o detentor do saber. Diante de tais realidades temos por objetivo desmistificar o ensino – aprendizagem em matemática, superando os rótulos ainda existentes neste campo, frente ao novo perfil do professor de matemática. Assim pretende-se conceituar Educação matemática, analisar a importância do professor no processo de ensino-aprendizagem e contribuir com a formação do novo perfil de professor de matemática. É preciso compreender o contexto histórico-cultural que o aluno está inserido para um melhor desenvolvimento do saber matemático. Neste aspecto a relação professor – aluno pode consolidar uma maior abertura para aprendizagem, precisando assim de professores cada dia mais abertos a inovações na sua prática de ensino e disposto a ter um olhar diferenciado para seus alunos, aos poucos poderá perceber que manter contato, ter amizade e dar crédito aos alunos pode ajudar a conduzir as aulas de maneira mais leve e que com isso vai ganhando a atenção e o respeito dos mesmos e a qualidade das aulas aumentam significativamente e ao mesmo tempo, vínculos de amizade passam a surgir entre o professor e seus alunos. Estimulando  construção de  um novo tipo de relacionamento professor x aluno, superando os rótulos existentes e construindo laços, também com o conhecimento matemático"
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, AFETIVIDADE, APRENDIZAGEM, PROFESSOR DE MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA13_ID6884_16082018211828.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:34"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIELA AUXILIADORA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "GABY AUXILIADORA"
    "autor_email" => "gasbbynett@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 49164
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 680
    "inscrito_id" => 6884
    "titulo" => "UM NOVO OLHAR NO ENSINO DE MATEMÁTICA: SUPERANDO RÓTULOS, CONSTRUINDO LAÇOS"
    "resumo" => "Pretende‐se neste artigo abordar aspectos teóricos que norteiam a Educação Matemática, visto que por muitos anos se sustentou a necessidade de ensinar uma matemática distante da percepção dos alunos, a Matemática vista por uma parcela considerável de estudantes, como matéria difícil e além disto o professor era tido como o detentor do saber. Diante de tais realidades temos por objetivo desmistificar o ensino – aprendizagem em matemática, superando os rótulos ainda existentes neste campo, frente ao novo perfil do professor de matemática. Assim pretende-se conceituar Educação matemática, analisar a importância do professor no processo de ensino-aprendizagem e contribuir com a formação do novo perfil de professor de matemática. É preciso compreender o contexto histórico-cultural que o aluno está inserido para um melhor desenvolvimento do saber matemático. Neste aspecto a relação professor – aluno pode consolidar uma maior abertura para aprendizagem, precisando assim de professores cada dia mais abertos a inovações na sua prática de ensino e disposto a ter um olhar diferenciado para seus alunos, aos poucos poderá perceber que manter contato, ter amizade e dar crédito aos alunos pode ajudar a conduzir as aulas de maneira mais leve e que com isso vai ganhando a atenção e o respeito dos mesmos e a qualidade das aulas aumentam significativamente e ao mesmo tempo, vínculos de amizade passam a surgir entre o professor e seus alunos. Estimulando  construção de  um novo tipo de relacionamento professor x aluno, superando os rótulos existentes e construindo laços, também com o conhecimento matemático"
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, AFETIVIDADE, APRENDIZAGEM, PROFESSOR DE MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA13_ID6884_16082018211828.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:34"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIELA AUXILIADORA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "GABY AUXILIADORA"
    "autor_email" => "gasbbynett@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Pretende‐se neste artigo abordar aspectos teóricos que norteiam a Educação Matemática, visto que por muitos anos se sustentou a necessidade de ensinar uma matemática distante da percepção dos alunos, a Matemática vista por uma parcela considerável de estudantes, como matéria difícil e além disto o professor era tido como o detentor do saber. Diante de tais realidades temos por objetivo desmistificar o ensino – aprendizagem em matemática, superando os rótulos ainda existentes neste campo, frente ao novo perfil do professor de matemática. Assim pretende-se conceituar Educação matemática, analisar a importância do professor no processo de ensino-aprendizagem e contribuir com a formação do novo perfil de professor de matemática. É preciso compreender o contexto histórico-cultural que o aluno está inserido para um melhor desenvolvimento do saber matemático. Neste aspecto a relação professor – aluno pode consolidar uma maior abertura para aprendizagem, precisando assim de professores cada dia mais abertos a inovações na sua prática de ensino e disposto a ter um olhar diferenciado para seus alunos, aos poucos poderá perceber que manter contato, ter amizade e dar crédito aos alunos pode ajudar a conduzir as aulas de maneira mais leve e que com isso vai ganhando a atenção e o respeito dos mesmos e a qualidade das aulas aumentam significativamente e ao mesmo tempo, vínculos de amizade passam a surgir entre o professor e seus alunos. Estimulando construção de um novo tipo de relacionamento professor x aluno, superando os rótulos existentes e construindo laços, também com o conhecimento matemático

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.