, Danizedesouzajusten et al.. Curso pré-universitário super ação comunitária. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/46878>. Acesso em: 05/11/2024 03:04
Este artigo é resultado de reflexões e aprendizados de educadores do curso Popular Pré-Universitário – SACI, que é um projeto de extensão vinculado ao Programa de Auxílio aos Ensinos Técnico e Superior – PAIETS/FURG, da Universidade Federal do Rio Grande, no município de Santo Antônio da Patrulha, Rio Grande do Sul. O curso Popular Pré-Universitário trabalha com Educação de Jovens, na perspectiva da educação popular. E, entre os objetivos está a Formação de Educadoras e Educadores Populares. Nesta dimensão, os educadores são provocados a refletir criticamente sobre os múltiplos processos de formação que são postos na esfera educacional durante o percurso de constituição de educadores populares. Neste sentido, este trabalho tem como principal objetivo centrar a análise sobre os múltiplos processos que interferem, condicionam e potencializam os processos de formação de educadores na perspectiva da educação popular, não só como prática pedagógica, mas como um processo de formação que impulsiona os sujeitos/educadores a assumirem outra postura ética, estética, político e filosófica frente às várias dimensões da própria vida. Portanto, a formação continuada de educadores é de suma e extrema importância para a busca constante da superação, onde haverá sempre possibilidades e desafios no processo de ensino-aprendizagem, mediatizada por uma relação de diálogo e de democracia. Este processo consolida-se através da troca de saberes, que é um dos principais focos do Curso SACi.