Este trabalho é parte dos resultados da pesquisa de mestrado concluída no Mestrado Profissional em Educação e Diversidade da UNEB ainda no primeiro semestre de 2016, sobre a EJA na Escola Municipal Professor Roberto Santos – EMPRS, em Jussara-Bahia, com ênfase na permanência dos alunos. Neste recorte apresentamos os percursos das alunas da EJA nesta escola para dar continuidade a seu processo de escolarização. A partir do uso de entrevistas e das observações participantes, buscamos identificar o que motiva a continuar, quais fatores contribuem e quais dificultam o prosseguir na educação formal possibilitando ampliar a discussão, ainda recente, sobre a permanência e propor estratégias de superação da evasão, colaborando com a proposição de políticas mais próximas da realidade socioeducacional das alunas. Os resultados da pesquisa apontam que fatores como o casamento, a maternidade e o trabalho, permeiam a vida da mulher e, na maioria das vezes, são imprescindíveis para determinar suas escolhas e sua permanência ou não na escola. Os constantes desafios para o enfrentamento da efetivação do direito, perpassam as barreiras da violência velada, da invisibilidade e da negação.