Este trabalho é resultante da participação no Programa de Desenvolvimento para Professores de Inglês - PDPI, edição 2018, e trata da importância da inserção de aspectos culturais no ensino de Língua Inglesa como elemento fundamental para promoção da competência sociocultural, entendida nesse contexto, como elemento constituinte da competência comunicativa que compreende a capacidade de expressão, interpretação, interação e construção de significado numa nova língua a partir de situações comunicativas. Assim, esse estudo tem por objetivo apresentar estratégias de ensino e atividades que se destinam a abordar tópicos referentes à cultura americana que podem favorecer o processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa. Tais estratégias consideram diferentes abordagens pedagógicas com o intuito de tornar a sala de aula um espaço mais atrativo, de trazer informações culturais a respeito de países falantes de Língua Inglesa, de promover a ampliação do vocabulário e sobretudo, de trazer uma alternativa possível para o desenvolvimento de habilidades comunicativas em Língua Inglesa nas salas de aula da escola pública. O conjunto de atividades descrito contempla o trabalho pedagógico a partir de matérias autênticos e de situações comunicativas reais. No tocante aos aspectos teórico-metodológicos, recorremos aos estudos acerca dos processos de ensino e aprendizagem de Língua Inglesa, como também buscamos os estudos de pesquisadores a respeito das metodologias para o Ensino de Língua Estrangeira. Dessa forma, as contribuições resultantes desse estudo visam colaborar para a reflexão acerca das metodologias adotadas para o ensino de Língua Inglesa nas escolas públicas.