Relata-se neste artigo a experiência de uma professora no exercício da função de coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). O objetivo é mostrar a inserção de 15 (quinze) estudantes de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campus I, em escolas públicas e refletir acerca das contribuições dessa experiência tanto para a formação inicial das licenciandas quanto para a formação continuada das professoras supervisoras, e ainda para si mesma, como docente de licenciatura. Para isso, foi necessário apresentar algumas informações acerca do referido curso e do Subprojeto em execução bem como uma explicitação sucinta das atividades realizadas, tanto no âmbito da universidade quanto no das escolas parceiras do programa. A reflexão é orientada pela leitura de obras de pensadores da educação que têm se dedicado a uma análise profunda dos processos de formação de professores e que apresentam formas de entender, trabalhar e orientar a educação, tais como Pimenta e Lima (2012), Leite (2011), Vasconcellos (2009, 2006), Freire (2007), Rios (2001) entre outros. Considera-se que, com a experiência relatada, a formadora, as professoras e as estudantes envolvidas no Subprojeto se deparam com sua ação, tendo elementos para pensar sobre ela, confirmá-la, alterá-la, ressignificá-la.