Este estudo consiste em um relato de experiência de bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – subprojeto Letras (Língua Portuguesa), da Universidade Estadual da Paraíba – que desenvolvem o projeto Base Artística e Reflexiva com alunos do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Assis Chateaubriand. Fundamentados nas Orientações Curriculares do Ensino Médio (OCEM), acreditamos que o ensino da arte faz parte da área da linguagem, e, por este motivo, buscamos ampliar os conhecimentos dos alunos a partir da interação entre arte e língua portuguesa. Relatamos, pois, nossa experiência com atividades didáticas dedicadas ao estudo do gênero textual/literário crônica, realizadas entre os meses de abril e maio de 2013, com os alunos do 1º ano do Ensino Regular Médio da escola supracitada. Objetivamos descrever os procedimentos metodológicos e os resultados da aplicação dessas atividades que apontam um maior aprendizado e desenvolvimento do pensamento crítico quando os assuntos são abordados em sala de forma lúdica/artística e, ao mesmo tempo, reflexiva.