Pensando em aproximar mais as crianças da geografia e do ensino da cartografia, foi elaborado o trabalho que constrói as relações espaciais dos alunos de séries iniciais. Na prática, se foi pensado em trabalhar com alunos do 5ª ano do ensino fundamental de uma escola da zona rural do município de Nazaré da Mata. Para uma melhor aproximação do aluno com a geografia e sua realidade real do espaço em que vive, foi necessária a criação de práticas que os aproximassem da realidade e da geografia, fazendo-lhes entender desde cedo a importância do mapa e da cartografia para todos. E, para isso, a forma mais viável encontrada foi fazer com que os alunos construíssem o caminho que eles conhecem, ou seja, faze-los criar o mapa do seu dia a dia, o caminho que eles vivenciam, de modo a aproxima-los mais da geografia e de suas realidades. Assim foram elaboradas atividades de orientação como: noções de lateralidade, de orientação e por fim foi apresentado um mapa com o percurso de casa à escola (mapa esse fictício), apenas para o entendimento do que estava-se esperando deles. Assim, os educandos foram bem atentos e participativos, reproduziram, com empolgação, seus mapas com o caminho de casa à escola. O resultado foi surpreendente, as crianças conseguiram representar sua realidade, se relacionaram e se aproximaram mais da geografia. Além de toda a criação do caminha/percurso, foram criadas também as legendas, que são de grande importância para a compreensão e interpretação do mapa. As crianças utilizaram de folhas, flores, pedras, madeiras (materiais existentes no interior da escola) para a representação das legendas, por exemplo: cobriram a casa com pétalas de flores e a escola com folhas, assim na legenda elas representaram a cor e o material utilizado associando-os. Também fizeram uso dos pontos cardeais para o auxilio da orientação espacial e para uma melhor representação gráfica de seus percursos.