O USO DO JOGO CARA PERIÓDICA COMO RECURSO AUXILIADOR NO ENSINO DA TABELA PERIÓDICA
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 48383 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1301 "inscrito_id" => 4761 "titulo" => "O USO DO JOGO CARA PERIÓDICA COMO RECURSO AUXILIADOR NO ENSINO DA TABELA PERIÓDICA" "resumo" => "Este trabalho apresenta uma análise do jogo que pode ser utilizado em sala de aula por professores de química. Para tanto, foi elaborado um instrumento que buscava motivar e instigar o aluno, para que este não se prenda apenas a memorização de conteúdos que foram estudados em sala de aula e que não aconteça apenas uma aprendizagem teórica idealizada apenas no ambiento escolar, mas que através do jogo o aluno explore seu saber e compartilhe no meio em que vive. O objetivo do artigo foi analisar se esta ferramenta é realmente eficaz posta em pratica, como relatadas nas teorias pesquisadas. O presente trabalho buscou através de questionários e entrevista aplicados para o discentes compreender sua eficácia e possibilidade de aproximação do conteúdo Tabela Periódica com seu cotidiano. Ao realizar essa análise, percebeu-se que o jogo também reparou algumas dificuldades, deixando o conhecimento ser algo construtivo e não apenas unidirecional.Além disso, pode ser um importante auxiliador no processo de ensino-aprendizagem, e que esse material didático requer um espaço na pratica pedagógica dos docentes, acreditamos também que este, desenvolva além da cognição, outras habilidades, como desenvolvimento na resolução de problemas, argumentação e interação social." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "MATERIAL DIDÁTICO, JOGO, TABELA PERIÓDICA, ENSINO-APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA16_ID4761_04092018092954.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SUELY DE OLIVEIRA SOUSA " "autor_nome_curto" => "SUELY OLIVEIRA" "autor_email" => "suely_oliver04@hotmail.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 48383 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1301 "inscrito_id" => 4761 "titulo" => "O USO DO JOGO CARA PERIÓDICA COMO RECURSO AUXILIADOR NO ENSINO DA TABELA PERIÓDICA" "resumo" => "Este trabalho apresenta uma análise do jogo que pode ser utilizado em sala de aula por professores de química. Para tanto, foi elaborado um instrumento que buscava motivar e instigar o aluno, para que este não se prenda apenas a memorização de conteúdos que foram estudados em sala de aula e que não aconteça apenas uma aprendizagem teórica idealizada apenas no ambiento escolar, mas que através do jogo o aluno explore seu saber e compartilhe no meio em que vive. O objetivo do artigo foi analisar se esta ferramenta é realmente eficaz posta em pratica, como relatadas nas teorias pesquisadas. O presente trabalho buscou através de questionários e entrevista aplicados para o discentes compreender sua eficácia e possibilidade de aproximação do conteúdo Tabela Periódica com seu cotidiano. Ao realizar essa análise, percebeu-se que o jogo também reparou algumas dificuldades, deixando o conhecimento ser algo construtivo e não apenas unidirecional.Além disso, pode ser um importante auxiliador no processo de ensino-aprendizagem, e que esse material didático requer um espaço na pratica pedagógica dos docentes, acreditamos também que este, desenvolva além da cognição, outras habilidades, como desenvolvimento na resolução de problemas, argumentação e interação social." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "MATERIAL DIDÁTICO, JOGO, TABELA PERIÓDICA, ENSINO-APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA16_ID4761_04092018092954.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SUELY DE OLIVEIRA SOUSA " "autor_nome_curto" => "SUELY OLIVEIRA" "autor_email" => "suely_oliver04@hotmail.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }