RELAÇÕES ENTRE AGRESSÃO, VITIMIZAÇÃO ENTRE PARES E AS DIFERENTES DIMENSÕES DO ENGAJAMENTO ESTUDANTIL: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 48894 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1955 "inscrito_id" => 9193 "titulo" => "RELAÇÕES ENTRE AGRESSÃO, VITIMIZAÇÃO ENTRE PARES E AS DIFERENTES DIMENSÕES DO ENGAJAMENTO ESTUDANTIL: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO" "resumo" => "O bullying e a violência escolar são problemas que têm se tornado foco de cada vez mais atenção nos últimos anos. Alguns estudos apontam uma relação entre a agressão e vitimização entre pares e o desempenho escolar, que seria ainda mediada por fatores como o engajamento estudantil. O engajamento, no entanto, é um conceito amplo que pode ser subdividido em diferentes componentes, como comportamental, emocional e cognitivo. Nesta pesquisa em andamento, foi analisada a relação entre agressão e vitimização entre pares e as diferentes dimensões do engajamento estudantil, a partir da aplicação de um questionário de autorrelato a uma amostra de 19.316 estudantes de 117 escolas da educação básica de Curitiba de região metropolitana, incluindo também fatores que podem influenciar nessa relação, como gênero, raça e nível socioeconômico. Verificou-se uma associação significativa negativa entre vitimização e engajamento emocional e positiva entre vitimização e engajamento cognitivo, sugerindo que estudantes que se interessam mais por seu aprendizado tendem a sofrer mais situações de violência física, psicológica ou relacional por seus pares, e que essas situações podem ter como consequência um menor sentimento de conexão e pertencimento do estudante com o ambiente escolar. Os resultados mostram a importância de se considerar os componentes do engajamento estudantil de forma separada para a análise dessas relações, o que pode contribuir para o planejamento de intervenções mais efetivas de apoio aos estudantes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 04. Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => "BULLYING, VITIMIZAÇÃO ENTRE PARES, ENGAJAMENTO ESTUDANTIL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA4_ID9193_09092018135829.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:34" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VITOR ATSUSHI NOZAKI YANO" "autor_nome_curto" => "VITOR" "autor_email" => "vitoryano@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 48894 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1955 "inscrito_id" => 9193 "titulo" => "RELAÇÕES ENTRE AGRESSÃO, VITIMIZAÇÃO ENTRE PARES E AS DIFERENTES DIMENSÕES DO ENGAJAMENTO ESTUDANTIL: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO" "resumo" => "O bullying e a violência escolar são problemas que têm se tornado foco de cada vez mais atenção nos últimos anos. Alguns estudos apontam uma relação entre a agressão e vitimização entre pares e o desempenho escolar, que seria ainda mediada por fatores como o engajamento estudantil. O engajamento, no entanto, é um conceito amplo que pode ser subdividido em diferentes componentes, como comportamental, emocional e cognitivo. Nesta pesquisa em andamento, foi analisada a relação entre agressão e vitimização entre pares e as diferentes dimensões do engajamento estudantil, a partir da aplicação de um questionário de autorrelato a uma amostra de 19.316 estudantes de 117 escolas da educação básica de Curitiba de região metropolitana, incluindo também fatores que podem influenciar nessa relação, como gênero, raça e nível socioeconômico. Verificou-se uma associação significativa negativa entre vitimização e engajamento emocional e positiva entre vitimização e engajamento cognitivo, sugerindo que estudantes que se interessam mais por seu aprendizado tendem a sofrer mais situações de violência física, psicológica ou relacional por seus pares, e que essas situações podem ter como consequência um menor sentimento de conexão e pertencimento do estudante com o ambiente escolar. Os resultados mostram a importância de se considerar os componentes do engajamento estudantil de forma separada para a análise dessas relações, o que pode contribuir para o planejamento de intervenções mais efetivas de apoio aos estudantes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 04. Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => "BULLYING, VITIMIZAÇÃO ENTRE PARES, ENGAJAMENTO ESTUDANTIL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA4_ID9193_09092018135829.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:34" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VITOR ATSUSHI NOZAKI YANO" "autor_nome_curto" => "VITOR" "autor_email" => "vitoryano@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }