Este trabalho apresenta algumas reflexões a cerca da Política Nacional de Educação Inclusiva publicada em 2008 pelo Ministério da Educação com vistas ao público alvo da Educação Especial: pessoas com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades e superdotação. O mesmo trata-se de um recorte teórico da dissertação de mestrado em Educação apresentada em 2010 ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba PPGE-UFPB. O objetivo deste texto é revisar o histórico da atual política de Educação Especial na perspectiva da Educação inclusiva, destacando os programas e ações implantados e, a partir desse cenário formular algumas reflexões sobre a efetivação da política no cenário brasileiro. Nossas considerações nesse estudo partem da constatação que o discurso oficial das políticas de Educação Inclusiva tem se propagando de modo crescente nos últimos anos no Brasil, notadamente em termos de legislação, com um propósito de oferecer educação para todos os alunos, especificamente às pessoas com deficiência. No entanto, a efetivação da política desestabiliza a eficácia do discurso oficial, na medida em que revelam como a realidade das escolas está afastada das mudanças e metas desenhadas pela proposta da inclusão.