No que diz respeito à elaboração de materiais didáticos é necessário é que consiga atender às necessidades de aprendizagem do público alvo para esses materiais - alunos com deficiência visual. Para que isso ocorra, adaptações de todos os tipos devem ser desenvolvidas, faz-se necessário, também, apresentar o contexto da adaptação nas aulas de Biologia em função da inclusão de um aluno com deficiência. O presente trabalho tem como objetivo a criação, utilização e avaliação de modelos didáticos no ensino de Ciências para alunos com deficiências visuais, uma vez que a educação inclusiva já se constitui como uma realidade em algumas instituições brasileiras e enfrenta grandes desafios, tanto pela falta de preparo de maior parte dos profissionais quanto pela falta de materiais didáticos específicos para o perfil de aluno citado. Partindo desse princípio, desenvolveu-se uma pesquisa de campo baseada numa abordagem qualitativa; com entrevistas direcionadas aos profissionais que estão diretamente envolvidos com a educação especial, a fim de avaliar a eficiência dos materiais criados. Os resultados obtidos apontaram uma maioria docente despreparada para o trabalho com deficientes visuais, porém, pode-se concluir uma boa receptividade na adoção de iniciativas como a sugerida neste trabalho.