, Miriamoliveiradacosta. Educação popular: espaço para as diferenças. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/47184>. Acesso em: 05/11/2024 03:47
A pesquisa ora apresentada visa debater acerca das múltiplas culturas, sejam as adquiridas desde a descoberta ou até mesmo vindas dos processos de crescimento tecnológico, a exemplo da globalização, que vem cada vez mais influenciando e em alguns casos uniformizando as culturas mundiais, compreendendo que a identificação do povo brasileiro é também uma questão de pertencimento, afinidade, afetividade e simpatia individual que deve ser compreendida por sua diversidade cultural e social do seu povo. Para um maior embasamento do estudo nos apoiamos em Magalhães (2002), Louro (2008), Fleuri (2003), entre outros, com a intenção de possuirmos um vasto conhecimento sobre a temática proposta.Com os estudos realizados foi possível observar que é a partir de um padrão colocado socialmente por um determinado grupo, a sociedade brasileira é constituída, um grupo extremamente marcado por características patriarcais, heterosexual, na qual a mulher não tem as mesmas igualdades de escolhas e muito menos de direitos; pensarmos na proposta de trabalharmos no ambiente educacional com a educação popular é se utilizar de uma educação na qual o pobre e o rico, o negro o índio e o branco as pessoas da cidade ou do campo possam ter as mesmas possibilidades de direitos e deveres também. É uma educação que respeita o outro, sua religiosidade, sua orientação sexual, suas raízes em fim respeite a diversidade de indivíduos e cultura que existem em toda sociedade.