LINS, Abigail Fregni et al.. Por quês matemáticos de alunos do ensino superior. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/48638>. Acesso em: 05/11/2024 03:34
Nosso projeto de pesquisa colaborativo UEPB/UNICAMP PROPESQ diz respeito à exploração dos por quês matemáticos de alunos da educação básica e do ensino superior. São oito os membros do projeto: dois pesquisadores doutores, dois professores mestres e dois graduandos de iniciação científica PIBIC. Neste artigo discutimos um recorte de nossa pesquisa, os porquês matemáticos de alunos do ensino superior, especificamente do Curso de Licenciatura em Matemática da UEPB. A coleta dos por quês matemáticos se deu durante as aulas da disciplina em andamento, intitulada Matemática Ensino-Aprendizagem, sendo este considerado como o primeiro momento do projeto de pesquisa. Após isso, os porquês matemáticos apresentados pelos alunos, professores em formação, serão trabalhados por eles, isto é, as aulas da disciplina se darão de forma investigativa, nas quais os alunos estarão a buscar os porquês matemáticos, ou seja, as respostas às perguntas (por quês matemáticos) levantadas. Visamos alcançar com nosso projeto de pesquisa um despertar dos professores de Matemática em formação e em exercício no estado da Paraíba para a necessidade de se trabalhar em sala de aula os por quês apresentados por seus alunos. E também para investigar, caso não saibam, as respostas aos por quês matemáticos de seus alunos, para que assim se dê uma aprendizagem matemática plena de significado, entendimento e compreensão. E que este despertar, por nós pretendido, seja frutífero, de modo a provocar um futuro trabalho colaborativo entre os professores de Matemática na busca de melhoria em seus ensinamentos e nas aprendizagens matemáticas de seus alunos paraibanos.