O presente artigo tem como objetivo analisar as concepções de planejamento de ensino realizadas por ex-participantes do subprojeto Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)- LETRAS-UFCG-CG. Como embasamento teórico, utilizamos os estudos de Vasconcellos (2004), Menegolla e Sant’ Anna (2003), Tardif (2002), Libâneo (2005), Carneiro e Rodrigues (2013) que contemplam discussões acerca do planejamento de ensino de línguas. O estudo está situado no âmbito da Linguística Aplicada e da Educação, e caracteriza-se, de acordo com Bortoni-Ricardo (2008), como uma pesquisa qualitativa de natureza interpretativista, a partir de uma abordagem de estudo de caso múltiplos. Os dados foram obtidos através de um questionário escrito, enviado e coletado via e-mail. Como resultados, constatamos que os ex-participantes adotam diferentes concepções de planejamento e que o subprojeto influenciou positivamente o ensino de Língua Portuguesa em sala de aula, contribuindo de modo efetivo na formação docente, através das práticas vivenciadas no contexto escolar.