No estado do Amazonas, a educação inclusiva é motivo de inquietação para os educadores. O caminho tem sido marcado por desafios que envolvem tanto o aluno quanto o professor. Conhecer as dificuldades torna-se fundamental para identificar as realidades docente, isso inclui desde o fator cultural até o contexto que configura o ambiente escolar. A secretaria de educação afirma que ao proporcionar à população um atendimento especializado, garante o acesso ao ensino de qualidade a centenas de pessoas com deficiência. Incluir não é um processo simples, não basta adaptar o currículo ou inserir este público em classes comuns, é muito mais do que isso. Por outro lado, acreditamos que pequenas atitudes contribuem sensivelmente para flexibilização de práticas e ambientes educacionais. Toda trajetória escolar precisa ser pensada, considerando que os sistemas escolares estão montados a partir de um pensamento que recorta a realidade, e que separa os alunos em normais e deficientes, as modalidades de ensino regular e ensino especial; os professores em especialistas nesta ou naquela manifestação das diferenças. O presente estudo tem como finalidade buscar uma reflexão extensiva acerca das perspectivas para a educação inclusiva no Amazonas.