o artigo tem a pretensão de discutir acerca da identidade docente frente ao cenário de precarização do trabalho dos professores. Portanto, de que maneira estes profissionais percebem a falta de identificação com o magistério diante de tal realidade. Para tanto, elegemos objetivos que organizam o texto e nos ajudam a construir um pensamento coeso na construção teórica. Assim, temos como objetivo geral: compreender e discutir as relações existentes entre precarização do trabalho docente e identificação com o magistério. Como objetivos específicos trazemos: 1) entender o conceito de identidade docente; 2) apresentar os aspectos precarizadores no trabalho docente; e por fim, 3) expor a partir de alguns estudos as relações entre identidade versus desistência/desmotivação com a docência. Estruturalmente o artigo encontra-se da seguinte maneira: a) Introdução, na qual fazemos nossas primeiras alusões acerca do objeto de estudo; b) Definições sobre identidade docente, seção a qual temos a pretensão de trazer as compreensões sobre a identidade profissional docente; c) Trabalho docente: os aspectos precarizantes na docência, tópico o qual nos debruçamos a evidenciar os principais elementos que precarizam o trabalho docente; d) Identidade docente: (des)motivação e desistência, nessa parte do texto buscamos evidenciar as relações entre as condições do trabalho docente com a motivação ou desistência a partir do que alguns estudos apontam; e, e) Conclusões, onde realizamos algumas elucidações/reflexões acerca do tema debatido.