O presente artigo é um estudo da realidade da maioria dos estudantes de licenciatura no Brasil, relatados por estudantes de graduação que buscam lecionar em sua área de aprendizado, porém por falta de oportunidades transita por diversos espaços nos quais não tem aptidão. Assim, essa pesquisa foi feita com estudantes do penúltimo semestre do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Objetivamos neste estudo analisar as vivências dos (as) licenciandos (as) do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade do Estado da Bahia, especificamente do Departamento de Educação, Campus VII a partir das suas vivências como docente. A pesquisa tem caráter qualitativo e utilizamos como instrumento de produção de dados um questionário com questões abertas e fechadas. O público alvo da pesquisa foram os estudantes que estão cursando o sétimo semestre do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e a partir da analise dos dados constatamos que menos de 50% dos estudantes já tiveram alguma experiência na docência e destes a maioria, quase 70% lecionou em componentes de outras áreas. Estas experiência não contribuem de forma satisfatória para a construção das suas identidades docentes, que neste caso, são professores de Ciências e Biologia.