Este trabalho tem por objetivo apresentar o resultado das atividades e vivências
realizadas no componente curricular Estágio Supervisionado II – Gestão Educacional,
do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O
estágio em gestão educacional busca inserir os estudantes no espaço da gestão das
escolas a partir de estudos avaliativos sobre as práticas vivenciadas na gestão escolar
em seus diferentes contextos. A atividade de estágio foi realizada na Escola Estadual de
Ensino Fundamental e Médio Professor Renato Fonseca Filho, na cidade de Cuité de
Mamanguape-PB. Nessa experiência, através da observação, da pesquisa documental e
da aplicação de questionário ao diretor, coordenador pedagógico, professores e
funcionários de apoio, foi possível conhecer o trabalho realizado pela Gestão. O
trabalho procura destacar os desafios encontrados no cotidiano da instituição escolar,
ressaltando a importância de uma gestão participativa e democrática na busca de um
trabalho articulado com a comunidade escolar. Busca, também, entender o papel da
gestão escolar na realidade observada, especialmente em relação às especificidades de
cada função para efetivação do processo de ensino e aprendizagem dos alunos.
Evidencia-se a relevância do diálogo entre a gestão e a comunidade, que também
influencia de forma significativa a formação cidadã do aluno. Como aporte teórico, as
discussões se fundamentaram na visão de autores como: Libâneo, Oliveira e Toschi
(2010), Freire (2001), Gadotti e Romão (2004), Placco e Almeida (2010), que discutem
sobre: a importância da gestão participativa e democrática; o reconhecimento do papel
de cada membro da escola para a concretização do processo de ensino e aprendizagem;
os desafios encontrados pela gestão no âmbito educacional e a relevância do papel do
coordenador pedagógico como mediador da relação
professor/aluno/gestor/comunidade.