ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATO DE EXPERIÊNCIAS DECORRENTES DO PNAIC
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 46252 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3950 "inscrito_id" => 5080 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATO DE EXPERIÊNCIAS DECORRENTES DO PNAIC" "resumo" => "Atualmente, muitas discussões no Campo da Educação infantil estão se pautando em pesquisas que apontam para o ganho pedagógico relacionado à união entre a alfabetização e o lúdico, na perspectiva do letramento. Aprender brincando é uma ideia norteadora para a condução de práticas significativas de alfabetização, desde a Educação Infantil. Essa discussão permeou a proposta da formação continuada, vinculada ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa –PNAIC, 2017-2018, realiza pela Prefeitura Municipal de João Pessoa-PB em parceria com a Universidade Federal da Paraíba -UFPB. Embora sendo ministrada em poucos Encontros, essa formação proporcionou trocas importantes que contemplaram estudos teóricos e vivências significativas que se estenderam até a escola, principalmente, por ter envolvido não apenas os professores, mas também os supervisores da rede municipal de João Pessoa-PB. Diante disso, nosso objetivo principal no presente artigo é socializar as vivências decorrentes da formação continuada vinculada ao PNAIC voltada para professores da Educação Infantil e supervisores da Rede Municipal de Ensino da cidade de João Pessoa-PB. Através dessa formação, tivemos a oportunidade de refletir e sistematizar os seguintes conteúdos: a brincadeira como conteúdo por excelência na educação infantil, alfabetização e letramento de crianças na Educação Infantil, o espaço alfabetizador e lúdico, professor como mediador das brincadeiras das crianças, a importância da rotina escolar e a concepção de infância vista sob o enfoque histórico e cultural." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LETRAMENTO, ALFABETIZAÇÃO, PNAIC, EDUCAÇÃO INFANTIL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA8_ID5080_17092018143956.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:30" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELAINE DA SILVA REIS" "autor_nome_curto" => "ELAINE REIS " "autor_email" => "elainereis1406@gmail.com" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 46252 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3950 "inscrito_id" => 5080 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATO DE EXPERIÊNCIAS DECORRENTES DO PNAIC" "resumo" => "Atualmente, muitas discussões no Campo da Educação infantil estão se pautando em pesquisas que apontam para o ganho pedagógico relacionado à união entre a alfabetização e o lúdico, na perspectiva do letramento. Aprender brincando é uma ideia norteadora para a condução de práticas significativas de alfabetização, desde a Educação Infantil. Essa discussão permeou a proposta da formação continuada, vinculada ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa –PNAIC, 2017-2018, realiza pela Prefeitura Municipal de João Pessoa-PB em parceria com a Universidade Federal da Paraíba -UFPB. Embora sendo ministrada em poucos Encontros, essa formação proporcionou trocas importantes que contemplaram estudos teóricos e vivências significativas que se estenderam até a escola, principalmente, por ter envolvido não apenas os professores, mas também os supervisores da rede municipal de João Pessoa-PB. Diante disso, nosso objetivo principal no presente artigo é socializar as vivências decorrentes da formação continuada vinculada ao PNAIC voltada para professores da Educação Infantil e supervisores da Rede Municipal de Ensino da cidade de João Pessoa-PB. Através dessa formação, tivemos a oportunidade de refletir e sistematizar os seguintes conteúdos: a brincadeira como conteúdo por excelência na educação infantil, alfabetização e letramento de crianças na Educação Infantil, o espaço alfabetizador e lúdico, professor como mediador das brincadeiras das crianças, a importância da rotina escolar e a concepção de infância vista sob o enfoque histórico e cultural." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LETRAMENTO, ALFABETIZAÇÃO, PNAIC, EDUCAÇÃO INFANTIL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA8_ID5080_17092018143956.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:30" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELAINE DA SILVA REIS" "autor_nome_curto" => "ELAINE REIS " "autor_email" => "elainereis1406@gmail.com" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }