O presente trabalho tem como objetivo relatar os resultados de um experimento feito com os
alunos do primeiro período da Universidade Federal de Pernambuco do curso de Licenciatura em
Expressão Gráfica, o qual forma professores para atuar em disciplinas que envolvam desenho gráfico,
geométrico, técnico, bem como as tecnologias utilizadas em sua aprendizagem em diversos cursos
como Design, Arquitetura e Engenharias. A dificuldade na compreensão dos conteúdos que envolvem
desenho geométrico por parte dos ingressos nos referidos cursos, resultante de um hiato no ensino de
geometria gráfica nas escolas públicas em diversos momentos históricos na educação do país, nos
impulsionou a buscar por soluções em amenizar ou erradicar essas dificuldades. Outras pesquisas
mostraram ser satisfatório o uso das dobraduras como auxílio na superação dessas dificuldades,
norteando nossa pesquisa. O experimento consistiu em que os voluntários resolvessem construções
euclidianas utilizando dois instrumentos diferentes: régua e compasso e dobraduras em papel
(origami). Para análise das respostas dos voluntários, foi utilizada a Teoria Antropológica do Didático,
que busca uma compreensão das praxeologias em diversas atividades humanas, principalmente na
aprendizagem matemática. Essa pesquisa resultou na dissertação de Mestrado intitulada Origami
Euclidiano aprovada pelo programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica
ofertado pela Universidade Federal de Pernambuco.