UMA EXPERIÊNCIA DE TERTÚLIA CIENTÍFICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II – ANOS FINAIS – EM ESCOLA DA COMUNIDADE
0 of 0"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 ▼ // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [▶ "id" => 49225 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3363 "inscrito_id" => 10930 "titulo" => "UMA EXPERIÊNCIA DE TERTÚLIA CIENTÍFICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II – ANOS FINAIS – EM ESCOLA DA COMUNIDADE" "resumo" => """ Educar para a vida tem sido um dos princípios no século XXI. Diante desse emblemático desafio, muitas são as discussões no campo pedaógico e, em particular, no ensino de ciências, acerca de aprendizagens significativas com real significado.\r\n ◀Educar para a vida tem sido um dos princípios no século XXI. Diante desse emblemático desafio, muitas são as discussões no campo pedaógico e, em particular, no ▶ Dentre inúmeras experiências educativas, as tertúlias dialógicas, das quais a tertúlia científica faz parte, são apenas uma das possibilidades que se destacam nas chamadas comunidades de aprendizagem.\r\n ◀Dentre inúmeras experiências educativas, as tertúlias dialógicas, das quais a tertúlia científica faz parte, são apenas uma das possibilidades que se destacam n ▶ Nesse contexto, o objetivo desse trabalho foi descrever a experiência da Tertúlia Científica como meio de promover e potencializar aprendizagens e estreitar relações entre os alunos e a Ciência no ensino Fundamental – anos finais – em Escola da Comunidade.\r\n ◀Nesse contexto, o objetivo desse trabalho foi descrever a experiência da Tertúlia Científica como meio de promover e potencializar aprendizagens e estreitar rel ▶ Para consecução do objetivo ora posto a esta pesquisa exploratória, descritiva e qualitativa, foi constituído um grupo de discussão e investigação, no qual professores de ciências envolveram-se em um esforço coletivo de formação e fundamentação teórica acerca das comunidades de aprendizagem e das tertúlias dialógicas, em cuja metodologia baseou-se essa ação educativa. Utilizando-se da familiaridade dos professores pelo perfil das turmas, foram elencados temas de natureza científica. As produções selecionadas para as primeiras tertúlias científicas foram artigos científicos e de jornalismo especializado em ciência. \r\n ◀Para consecução do objetivo ora posto a esta pesquisa exploratória, descritiva e qualitativa, foi constituído um grupo de discussão e investigação, no qual prof ▶ A coleta de dados permitiu análises qualitativas preliminares que indicaram percepções acerca de quesitos atitudinais e conceituais como metodologia científica, argumentação, relação com senso comum, convivência, aplicação da ciência e relação com o cotidiano, além da apropriação do conhecimento científico. ◀A coleta de dados permitiu análises qualitativas preliminares que indicaram percepções acerca de quesitos atitudinais e conceituais como metodologia científica, ▶ """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, TERTÚLIA CIENTÍFICA, TERTÚLIA DIALÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA16_ID10930_13092018180104.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:35" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GERSON CATANOZI" "autor_nome_curto" => "GERSON" "autor_email" => "catanozig@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [▶ "id" => 49225 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3363 "inscrito_id" => 10930 "titulo" => "UMA EXPERIÊNCIA DE TERTÚLIA CIENTÍFICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II – ANOS FINAIS – EM ESCOLA DA COMUNIDADE" "resumo" => """ Educar para a vida tem sido um dos princípios no século XXI. Diante desse emblemático desafio, muitas são as discussões no campo pedaógico e, em particular, no ensino de ciências, acerca de aprendizagens significativas com real significado.\r\n ◀Educar para a vida tem sido um dos princípios no século XXI. Diante desse emblemático desafio, muitas são as discussões no campo pedaógico e, em particular, no ▶ Dentre inúmeras experiências educativas, as tertúlias dialógicas, das quais a tertúlia científica faz parte, são apenas uma das possibilidades que se destacam nas chamadas comunidades de aprendizagem.\r\n ◀Dentre inúmeras experiências educativas, as tertúlias dialógicas, das quais a tertúlia científica faz parte, são apenas uma das possibilidades que se destacam n ▶ Nesse contexto, o objetivo desse trabalho foi descrever a experiência da Tertúlia Científica como meio de promover e potencializar aprendizagens e estreitar relações entre os alunos e a Ciência no ensino Fundamental – anos finais – em Escola da Comunidade.\r\n ◀Nesse contexto, o objetivo desse trabalho foi descrever a experiência da Tertúlia Científica como meio de promover e potencializar aprendizagens e estreitar rel ▶ Para consecução do objetivo ora posto a esta pesquisa exploratória, descritiva e qualitativa, foi constituído um grupo de discussão e investigação, no qual professores de ciências envolveram-se em um esforço coletivo de formação e fundamentação teórica acerca das comunidades de aprendizagem e das tertúlias dialógicas, em cuja metodologia baseou-se essa ação educativa. Utilizando-se da familiaridade dos professores pelo perfil das turmas, foram elencados temas de natureza científica. As produções selecionadas para as primeiras tertúlias científicas foram artigos científicos e de jornalismo especializado em ciência. \r\n ◀Para consecução do objetivo ora posto a esta pesquisa exploratória, descritiva e qualitativa, foi constituído um grupo de discussão e investigação, no qual prof ▶ A coleta de dados permitiu análises qualitativas preliminares que indicaram percepções acerca de quesitos atitudinais e conceituais como metodologia científica, argumentação, relação com senso comum, convivência, aplicação da ciência e relação com o cotidiano, além da apropriação do conhecimento científico. ◀A coleta de dados permitiu análises qualitativas preliminares que indicaram percepções acerca de quesitos atitudinais e conceituais como metodologia científica, ▶ """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, TERTÚLIA CIENTÍFICA, TERTÚLIA DIALÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA16_ID10930_13092018180104.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:35" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GERSON CATANOZI" "autor_nome_curto" => "GERSON" "autor_email" => "catanozig@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [▶ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [▶ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [▶ 0 => "*" ] }