Educar para a vida tem sido um dos princípios no século XXI. Diante desse emblemático desafio, muitas são as discussões no campo pedaógico e, em particular, no ensino de ciências, acerca de aprendizagens significativas com real significado.
Dentre inúmeras experiências educativas, as tertúlias dialógicas, das quais a tertúlia científica faz parte, são apenas uma das possibilidades que se destacam nas chamadas comunidades de aprendizagem.
Nesse contexto, o objetivo desse trabalho foi descrever a experiência da Tertúlia Científica como meio de promover e potencializar aprendizagens e estreitar relações entre os alunos e a Ciência no ensino Fundamental – anos finais – em Escola da Comunidade.
Para consecução do objetivo ora posto a esta pesquisa exploratória, descritiva e qualitativa, foi constituído um grupo de discussão e investigação, no qual professores de ciências envolveram-se em um esforço coletivo de formação e fundamentação teórica acerca das comunidades de aprendizagem e das tertúlias dialógicas, em cuja metodologia baseou-se essa ação educativa. Utilizando-se da familiaridade dos professores pelo perfil das turmas, foram elencados temas de natureza científica. As produções selecionadas para as primeiras tertúlias científicas foram artigos científicos e de jornalismo especializado em ciência.
A coleta de dados permitiu análises qualitativas preliminares que indicaram percepções acerca de quesitos atitudinais e conceituais como metodologia científica, argumentação, relação com senso comum, convivência, aplicação da ciência e relação com o cotidiano, além da apropriação do conhecimento científico.