A identidade docente é uma identidade social que vai se construindo no decorrer de sua atuação. Para o indivíduo se habituar dentro da sociedade, ele precisa de uma identificação própria, e para isso, ele vai aprendendo gradativamente desde o ambiente familiar os valores morais e éticos e o que faz parte de sua cultura para assim compreender o seu lugar/papel dentro da sociedade e formar sua identidade. Este trabalho tem como objetivo principal analisar a identidade docente de professores do ensino fundamental II de escolas na cidade de Floresta-PE; além disso, pretende-se comparar as características de identidade destes professores com a literatura, buscando identificar o nível de satisfação dos docentes com sua prática de ensino e os termos que mais se associam a sua rotina docente. A pesquisa foi realizada em três escolas na cidade de Floresta-PE, e foram respondidos treze questionários. Foi possível observar quais são os termos que mais se associam ao dia a dia da prática docente: os desafios, a dedicação, o ato de ensinar, o amor pelo que faz, a esperança, os alunos, a paciência, a aprendizagem, a vocação, a criatividade, a alegria, o carinho, o gostar, se sentir realizado, as escolhas a serem tomadas, os limites, as dificuldades. Conclui-se a partir da análise dos dados e da comparação destes com a literatura que o docente em seu processo de construção de identidade, perpassa por algumas destas categorias apresentadas, e que no sentido de melhorias, alguns desses quesitos não se relacionam com a prática docente.