Levando em consideração o atual contexto educacional no qual as tecnologias digitais têm adentrado o ambiente escolar, nota-se que, é preciso desenvolver novas formas de ensinar e aprender em face das exigências impostas pela contemporaneidade. Os novos artefatos culturais à disposição da sociedade e, claro, dos professores e alunos, têm trazido uma nova tônica ao processo de ensino e aprendizagem. Dessa forma, este artigo científico buscou estudar e consequentemente, analisar se a videoaula atua como ferramenta pedagógica no processo de ensino aprendizagem nas aulas de Ciências no 3 ano do ensino fundamental I na Escola Tia Licinha – Itarantim Ba. Comprovar a importância desta ferramenta como prática pedagógica a fim de incrementar e aprimorar o ato de ensinar e aprender foi o foco deste estudo. Além desses aspectos, este estudo também analisou a percepção dos professores quanto à importância da videoaula como ferramenta pedagógica, se eles utilizam ou não recursos audiovisuais, e, por fim, quais os benefícios obtidos com a utilização da videoaula como ferramenta pedagógica. Para a realização desta produção científica, foi realizado um estudo de caso com uma abordagem qualitativa na escola Tia Licinha, na cidade de Itarantim, no estado da Bahia, bem como a criação de uma mídia - videoaula da disciplina Ciências, cujo tema foi Cuidados com o Solo.