Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DO EXCEL NA CONSTRUÇÃO DE GRÁFICOS DAS FUNÇÕES DO 1° E 2° GRAU

Palavra-chaves: EXCEL, FUNÇÃO DO 1° E 2° GRAU, ENSINO DA MATEMÁTICA Comunicação Oral (CO) GT 13. Educação Matemática
0 of 0
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 48378 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2058 "inscrito_id" => 5451 "titulo" => "O USO DO EXCEL NA CONSTRUÇÃO DE GRÁFICOS DAS FUNÇÕES DO 1° E 2° GRAU" "resumo" => "O presente trabalho vem apresentar os resultados de uma investigação realizada com os estudantes de graduação do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal da Paraíba - Campus IV, com o objetivo de descrever uma proposta de estudo cujo objetivo foi o de abordar conceitos básicos das funções do 1° e 2° grau a partir do uso do Excel. Este software é bastante conhecido na área da informática, e também pode ser utilizado para facilitar a compreensão do estudo dos conceitos iniciais de funções, trazendo para os alunos um novo método de abordagem, visando o ensino do conteúdo de forma algébrica e gráfica de forma simultânea, visando promover o aprendizado contínuo e significativo. A metodologia utilizada nesse trabalho de investigação caracteriza-se um estudo descritivo utilizando a pesquisa exploratória, pelo fato que 26 alunos de diversos períodos do curso estudaram e utilizaram os potenciais recursos do software excel no estudo das funções do 1° e 2° grau. Os resultados esperados foram alcançados, uma vez que o excel foi considerado como um recurso facilitador para aprendizagem dos conteúdos estudados, e que a partir dele foi possível construir e interpretar gráficos de funções Destaca-se também que com o uso deste software, os conceitos matemáticos tornaram mais compreensíveis, uma vez que o aluno foi capaz de identificar conceitos que ainda não haviam percebido.O presente trabalho vem apresentar os resultados de uma investigação realizada com os estudantes de graduação do curso de Licenciatura em Matemática da Universi" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática" "palavra_chave" => "EXCEL, FUNÇÃO DO 1° E 2° GRAU, ENSINO DA MATEMÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA13_ID5451_09092018182402.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLAUDILENE G COSTA" "autor_nome_curto" => "CLAUDILENE G COSTA" "autor_email" => "claudilene@dcx.ufpb.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 48378 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2058 "inscrito_id" => 5451 "titulo" => "O USO DO EXCEL NA CONSTRUÇÃO DE GRÁFICOS DAS FUNÇÕES DO 1° E 2° GRAU" "resumo" => "O presente trabalho vem apresentar os resultados de uma investigação realizada com os estudantes de graduação do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal da Paraíba - Campus IV, com o objetivo de descrever uma proposta de estudo cujo objetivo foi o de abordar conceitos básicos das funções do 1° e 2° grau a partir do uso do Excel. Este software é bastante conhecido na área da informática, e também pode ser utilizado para facilitar a compreensão do estudo dos conceitos iniciais de funções, trazendo para os alunos um novo método de abordagem, visando o ensino do conteúdo de forma algébrica e gráfica de forma simultânea, visando promover o aprendizado contínuo e significativo. A metodologia utilizada nesse trabalho de investigação caracteriza-se um estudo descritivo utilizando a pesquisa exploratória, pelo fato que 26 alunos de diversos períodos do curso estudaram e utilizaram os potenciais recursos do software excel no estudo das funções do 1° e 2° grau. Os resultados esperados foram alcançados, uma vez que o excel foi considerado como um recurso facilitador para aprendizagem dos conteúdos estudados, e que a partir dele foi possível construir e interpretar gráficos de funções Destaca-se também que com o uso deste software, os conceitos matemáticos tornaram mais compreensíveis, uma vez que o aluno foi capaz de identificar conceitos que ainda não haviam percebido.O presente trabalho vem apresentar os resultados de uma investigação realizada com os estudantes de graduação do curso de Licenciatura em Matemática da Universi" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática" "palavra_chave" => "EXCEL, FUNÇÃO DO 1° E 2° GRAU, ENSINO DA MATEMÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA13_ID5451_09092018182402.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLAUDILENE G COSTA" "autor_nome_curto" => "CLAUDILENE G COSTA" "autor_email" => "claudilene@dcx.ufpb.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O presente trabalho vem apresentar os resultados de uma investigação realizada com os estudantes de graduação do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal da Paraíba - Campus IV, com o objetivo de descrever uma proposta de estudo cujo objetivo foi o de abordar conceitos básicos das funções do 1° e 2° grau a partir do uso do Excel. Este software é bastante conhecido na área da informática, e também pode ser utilizado para facilitar a compreensão do estudo dos conceitos iniciais de funções, trazendo para os alunos um novo método de abordagem, visando o ensino do conteúdo de forma algébrica e gráfica de forma simultânea, visando promover o aprendizado contínuo e significativo. A metodologia utilizada nesse trabalho de investigação caracteriza-se um estudo descritivo utilizando a pesquisa exploratória, pelo fato que 26 alunos de diversos períodos do curso estudaram e utilizaram os potenciais recursos do software excel no estudo das funções do 1° e 2° grau. Os resultados esperados foram alcançados, uma vez que o excel foi considerado como um recurso facilitador para aprendizagem dos conteúdos estudados, e que a partir dele foi possível construir e interpretar gráficos de funções Destaca-se também que com o uso deste software, os conceitos matemáticos tornaram mais compreensíveis, uma vez que o aluno foi capaz de identificar conceitos que ainda não haviam percebido.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.