O presente estudo destaca contribuições das políticas públicas da educação especial em uma perspectiva inclusiva. Possibilitando assim, descrever a política educacional e a política para a educação especial em um contexto de inclusão, através de análises de alguns documentos significativos, no que se refere a um grau nacional quanto, internacional. Por meio destes, observamos quais a relevância, mudanças e retrocessos, nas políticas voltadas à educação especial em um espaço de inclusão. O presente trabalho, objetiva em analisar criticamente a legislação nacional e seus desdobramentos na educação especial, os acontecimentos no sentido de progresso e as lacunas ainda existentes, assim como analisar documentos internacionais. Para embasar essa pesquisa foram utilizados procedimentos metodológicos como: JANNUZZI (2004); MAZZOTTA (2003); MANTOAN (2001), CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL (1988); DECLARAÇÃO DE SALAMANCA (1994); entre outros. Mediante a esse estudo foi possível observar às políticas de inclusão propõem contemplar alunos com necessidades educacionais especiais na escola, buscando uma educação de respeito às diferenças e valorização de suas habilidades. Contudo, figuramos tentativas para realização de políticas propositivas de mudança social e educacional buscando assim, à efetivação, na prática, dessas políticas tão almejadas pelas instituições escolares e sociais, e consequentemente a realização dos direitos e deveres dos cidadãos colocados em prática.