O presente artigo traz uma reflexão sobre o uso de tecnologias no ambiente escolar e o dever da escola no que diz respeito a essa prática enquanto realidade educacional. Para isso, procuramos compreender quais os aspectos negativos e positivos apresentados pelo uso das tecnologias na escola. Optamos pela pesquisa bibliográfica comparativa, afim de podermos analisar os impactos que o uso da tecnologia causa diante do processo de ensino e de aprendizagem. Diante disso, procuramos desenvolver uma analise reflexiva sobre as condições da estrutura escolar, e como esta escola vem discutindo o uso da tecnologia como instrumento didático metodológico no ensino. Constatamos que introduzir as tecnologias no contexto escolar não é garantia de aprendizado efetivo, caso professores e gestores não saibam orientar seus alunos para o uso da tecnologia em prol do desenvolvimento coletivo, sobretudo, mediante o excesso de informações que a sociedade atual está imersa. Para isso, consideramos o processo de formação inicial docente e as realidades apresentadas para estes professores em sala de aula, além do papel de facilitadores assumidos por eles no desenvolvimento da aprendizagem do educando.