Este trabalho foi desenvolvido a partir do Projeto de Extensão Operação Rondon da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), e tem o objetivo de relatar a importância da Educação Ambiental em escolas públicas na construção do processo de aprendizagem e cidadania do aluno. Conforme a metodologia de trabalho do Projeto Rondon UEPG, foram visados o aprofundamento prático e teórico dos alunos das séries iniciais, como o jardim, até o 9º ano sobre a temática. Nesse sentido, foram realizadas oficinas em escolas públicas municipais e estaduais do município de União da Vitória, PR, no período de 22 de julho a 04 de agosto de 2018 por meio da elaboração de atividades práticas como boliche ecológico, cidade no papel, debate sobre sustentabilidade e meio ambiente, reciclagem e separação do lixo, zoonoses e verminoses e lenhador na floresta. A Educação Ambiental como elemento do currículo escolar é relativamente recente e dificilmente abordada como prática interdisciplinar. Para tornar um elemento de importância é necessário que se una a prática com a teoria de forma a contemplar mais de um conteúdo. Comportamentos corretos em favor do meio ambiente devem ser aprendidos na prática, no dia a dia dos alunos, formando assim cidadãos responsáveis. A utilização de atividades práticas permitiu realizar uma aprendizagem interessante e construtiva, possibilitando essa interação entre voluntários e alunos participantes.