SILVA, Neuma Antonia Da. . Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/49357>. Acesso em: 23/12/2024 10:25
O objetivo deste trabalho é apresentar os primeiros resultados do Projeto de Extensão “Filosofia no Mercado”: discussões de temas cotidianos nas escolas públicas, realizado na Escola E.E.F.M Assis Chateaubriand, situada no bairro Santo Antônio na cidade de Campina Grande/PB. O projeto tem o intuito de levar a Filosofia e obras de áreas conexas à população escolar de forma acessível, além de exercitar o filosofar com situações do cotidiano. Os procedimentos metodológicos aplicados para a apreensão desses resultados estão associados à pesquisa participante, em que o pesquisador propõe, executa, envolve-se, observa, é sujeito e objeto de conhecimento a um só tempo. Espera-se, como resultado da aplicação desses procedimentos, mostrar o processo de sensibilização dos frequentadores da escola (alunos) para a leitura e apreciação das obras clássicas (tragédia, comédia, poesia, filosofia etc.), assim como evidenciar a habilitação desses frequentadores para o reconhecimento da experiência, cristalizada nessas obras, em face das mais diversas manifestações humanas e midiáticas. Conclui-se, sob inspiração da filósofa francesa Simone Weil, que é possível tornar as obras-primas da cultura acessíveis às massas.