ARRUDA, Raquel Gomes De Sousa et al.. O uso da tecnologia no ensino de línguas. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/48332>. Acesso em: 05/11/2024 03:11
É inegável que as novas tecnologias tenham mudado a forma como enxergamos a sociedade e lidamos com as coisas que nos cercam. Essas mudanças são responsáveis por transformações significativas no âmbito da educação, chegando a influenciar e facilitar o aprendizado e aperfeiçoamento não só da língua portuguesa como de línguas estrangeiras. Diante disso, o objetivo desse trabalho é analisar como os meios tecnológicos podem ser importantes no aprendizado das línguas, e como os docentes podem usar esse método em sala, tendo em vista que muitos professores ainda não aderiram a essa ideia, ou não tem o conhecimento adequado para pôr em pratica. Vale ressaltar que um dos motivos que causam certo receio em alguns professores é o uso do “internetês”, linguagem utilizada informalmente para a comunicação dos usuários, que não é muito bem vista pelos gramaticistas, pois foge da norma padrão da escrita, já que essa linguagem é restrita apenas à internet. O estudo foi feito através de leituras de artigos sobre o tema, o qual nos fez levantar algumas questões como: a tecnologia incorporada as aulas realmente facilitam os alunos? Com o advento da facilidade da informação e da rapidez com que a tecnologia se faz presente no meio escolar, o professor realmente pode se deixar desapercebido desse “novo meio” de inserção e ensino? Diante dessas perguntas buscamos, no decorrer do trabalho, esclarecer a função da tecnologia diante do ensino de línguas e sua (co) relação tanto com os discentes e docentes quanto com a escola como um todo.