O TRABALHO DESENVOLVIDO NA SALA DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO-AEE ATRAVÉS DA LUDOPEDAGOGIA.
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 48306 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3798 "inscrito_id" => 3278 "titulo" => "O TRABALHO DESENVOLVIDO NA SALA DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO-AEE ATRAVÉS DA LUDOPEDAGOGIA." "resumo" => "Neste artigo propomos mostrar o uso significativo da ludopedagogia através dos jogos nas salas de AEE - Atendimento Educacional Especializado, enfatizando que as brincadeiras durante o desenvolvimento infantil são consideradas fontes de descobertas e transformação no desempenho psicomotor, emocional, intelectual e cognitivo das crianças, favorecendo a apropriação dos conhecimentos. As práticas da ludopedagogia têm o objetivo de estabelecer de forma sistemática e planejada, momentos de diversão e aprendizado, alinhados às diretrizes educacionais vigentes. O lúdico proporciona aos docentes e discentes a magia de ensinar e prender, oferecendo ao ambiente escolar a proximidade e o prazer de desenvolver no processo ensino-aprendizagem conceitos, idéias, estimativas, socialização, autonomia e crescimento intelectual, ou seja: a prática do lúdico como arte de ensinar, proporciona a construção diferenciada e efetiva do ato de aprender. Essa premissa é o que guia os estudos da ludopedagogia, um segmento da pedagogia dedicado a estudar a influência do elemento lúdico na educação. Do ponto de vista pedagógico, a utilização desse recurso torna as atividades envolventes, assim o uso dos jogos promove o engajamento do aluno com os conteúdos em atividades individuais e em grupo, estimulando o processo e o conhecimento dinâmico, através de possibilidades múltiplas e divertidas, fortalecendo as potencialidades dos discentes as quais são exploradas com atividades que buscam a interdisciplinaridade nas ações cotidianas do ambiente escolar. No entanto, a utilização da ludopedagogia vem auxiliar na superação das limitações, com a significação dos jogos, no qual as crianças aprendem de forma mais efetiva por meio do prazer de brincar." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10. Educação Especial" "palavra_chave" => "LÚDICO, SALA DE AEE, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA10_ID3278_17092018082244.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "HELOIZA ALINE PEREIRA SILVA" "autor_nome_curto" => "HELOIZA" "autor_email" => "heloizaaline@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 48306 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3798 "inscrito_id" => 3278 "titulo" => "O TRABALHO DESENVOLVIDO NA SALA DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO-AEE ATRAVÉS DA LUDOPEDAGOGIA." "resumo" => "Neste artigo propomos mostrar o uso significativo da ludopedagogia através dos jogos nas salas de AEE - Atendimento Educacional Especializado, enfatizando que as brincadeiras durante o desenvolvimento infantil são consideradas fontes de descobertas e transformação no desempenho psicomotor, emocional, intelectual e cognitivo das crianças, favorecendo a apropriação dos conhecimentos. As práticas da ludopedagogia têm o objetivo de estabelecer de forma sistemática e planejada, momentos de diversão e aprendizado, alinhados às diretrizes educacionais vigentes. O lúdico proporciona aos docentes e discentes a magia de ensinar e prender, oferecendo ao ambiente escolar a proximidade e o prazer de desenvolver no processo ensino-aprendizagem conceitos, idéias, estimativas, socialização, autonomia e crescimento intelectual, ou seja: a prática do lúdico como arte de ensinar, proporciona a construção diferenciada e efetiva do ato de aprender. Essa premissa é o que guia os estudos da ludopedagogia, um segmento da pedagogia dedicado a estudar a influência do elemento lúdico na educação. Do ponto de vista pedagógico, a utilização desse recurso torna as atividades envolventes, assim o uso dos jogos promove o engajamento do aluno com os conteúdos em atividades individuais e em grupo, estimulando o processo e o conhecimento dinâmico, através de possibilidades múltiplas e divertidas, fortalecendo as potencialidades dos discentes as quais são exploradas com atividades que buscam a interdisciplinaridade nas ações cotidianas do ambiente escolar. No entanto, a utilização da ludopedagogia vem auxiliar na superação das limitações, com a significação dos jogos, no qual as crianças aprendem de forma mais efetiva por meio do prazer de brincar." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10. Educação Especial" "palavra_chave" => "LÚDICO, SALA DE AEE, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA10_ID3278_17092018082244.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "HELOIZA ALINE PEREIRA SILVA" "autor_nome_curto" => "HELOIZA" "autor_email" => "heloizaaline@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }