O trabalho apresenta o processo de construção do TDAHMENTE, aplicativo que se configura como ferramenta educacional para profissionais da educação com o objetivo de diagnosticar o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) em crianças e adolescentes. O aplicativo foi desenvolvido a partir do ensino de linguagem de programação a alunos do Ensino Médio, criação de artes gráficas e pesquisas bibliográficas ao referencial teórico cientifico. Utilizando ferramentas e o espaço do Programa Nacional de Tecnologia Educacional na escola, foram realizados estudos para subsidiar a construção do aplicativo tendo como referência o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais da Associação Americana de Psiquiatria (DSM), que habilita profissionais médicos a diagnosticar o TDAH através de formulários específicos. A criação e publicação dessa ferramenta inovadora possa contribuir para orientação de profissionais da educação e pais de alunos no diagnóstico do TDAH, que se inscreve no conjunto das problemáticas educacionais que podem conduzir ao fracasso escolar na contemporaneidade.