O estudo apresenta o Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil – PROINFÂNCIA. Trata-se de uma pesquisa cunho qualitativa, com estudo de caso, a qual analisa a estrutura física no cotidiano da unidade Proinfância: jardim e Escola professora Rita Firmo de Souza no Município de Olho D’agua do Borges/RN, buscando identificar os marcos legais que orientam a construção desses espaços para a educação infantil, investigar no contexto real as contribuições desse novo espaço/lugar para o processo de ensino e aprendizagem das crianças. Na revisão de literatura consultamos os documentos oficiais do Ministério da Educação (MEC), que orienta desde a construção dos espaços, como a dos arranjos espaciais, e diversos estudiosos da área da infância, entre eles: Nunes, Corsino e Didonet (2011), Barbosa e Horn ( 2008), Vygostsky (1998), Vasconcellos (2013). Elencamos para a coleta dos dados, a observação participante. O relatório da pesquisa trouxe como resultado que, o novo lugar para a educação infantil no município de Olho D´água do Borges/RN , todas as dependências internas e externas apontadas na Instituição investigada, educam e promovem ricas e diversas oportunidades para as crianças desenvolverem e aprenderem.