CORDEIRO, Ana Helena Soares. . Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/49359>. Acesso em: 23/12/2024 12:21
A disgrafia é um transtorno de aprendizagem também chamado de letra feia. Caracteriza-se como uma dificuldade na escrita, devido a um problema perceptivo-motor, que afeta a capacidade de escrever letras, palavras, frases, números e símbolos. Tais dificuldades apresentam-se no período de alfabetização, quando o educando apropria-se do sistema alfabético e numérico. Nesse âmbito, a pesquisa busca, através da conceituação do termo, facilitar a identificação dos alunos disgráficos e como posicionar-se diante deles, objetivando a melhora no desempenho escolar, utilizando uma metodologia qualitativa e descritiva fundamentada em levantamentos bibliográficos. O papel do professor é ser um facilitador e motivador, tendo em vista a proximidade, o contato diário com estes sujeitos aprendentes, mostrando-lhes suas habilidades e competências. Pretende-se, com esse estudo, que o professor desperte e promova mudanças em sua prática pedagógica, visando alcançar esses alunos que convivem com esta limitação cotidianamente.