Na busca de saber a importância do afeto na relação entre professor e aluno, descobriu-se que a afetividade já foi bastante estudada e considerada como um dos fatores a ser desenvolvido nessa relação, pois é através das interações sociais que se constrói a aprendizagem. O professor pode ter uma postura de facilitador, estimulando o processo de aprendizagem ou bloqueando o desenvolvimento desse sujeito em construção. Os sentimentos são um dos elementos que constituem o ser humano, de forma que não podem ser negligenciados e sim desenvolvidos, pois fazem parte de suas habilidades e competências altamente valorizadas na atualidade. A afetividade está constantemente presente na vivência da criança, independente de sua origem, gênero ou classe social. Sabemos que as pessoas aprendem de diversas formas e diferentemente umas das outras. Há, sempre, um entrelaçamento entre a cognição e a emoção e isto tem uma implicação direta e significativa na relação entre o ensino e a aprendizagem. Não se pode desta forma, pensar o processo de ensino/aprendizagem somente do ponto de vista cognitivo, pois sabe-se, hoje, que a afetividade é parte integrante de todo este processo. Aprende-se melhor quando se considera os aspectos afetivos nas relações. A afetividade, além de permear toda a relação entre professor e aluno, está presente nas decisões pedagógicas entre o sujeito e o objeto de conhecimento. Por meio das interações sociais, os indivíduos apropriam-se dos elementos culturais construídos pelo homem ao longo da história e se desenvolvem. Além disso, assume-se que a afetividade tem um papel fundamental para o desenvolvimento do indivíduo. Deve-se considerar, portanto, o clima de aprendizagem, o conteúdo, as expectativas do professor, as interações na sala de aula, a motivação entre outros. Este presente estudo tem como objetivo verificar as concepções afetivas em sala de aula e refletir sobre as implicações e influências da relação professor e aluno no processo educacional da criança. Tendo como metodologia a pesquisa bibliográfica, os materiais bibliográficos foram selecionados a partir da afinidade com o tema da pesquisa. Sabemos que as pessoas aprendem de diversas formas e diferentemente umas das outras. Há, sempre, um entrelaçamento entre a cognição e a emoção e isto tem uma implicação direta e significativa na relação entre o ensino e a aprendizagem. Não se pode desta forma, pensar o processo de ensino/aprendizagem somente do ponto de vista cognitivo, pois se sabe, hoje, que a afetividade é parte integrante de todo este processo. Aprende-se melhor quando se considera os aspectos afetivos nas relações. A afetividade, além de permear toda a relação entre professor e aluno, está presente nas decisões pedagógicas entre o sujeito e o objeto de conhecimento. Por meio das interações sociais, os indivíduos apropriam-se dos elementos culturais construídos pelo homem ao longo da história e se desenvolvem. Além disso, assume-se que a afetividade tem um papel fundamental para o desenvolvimento do indivíduo. Deve-se considerar, portanto, o clima de aprendizagem, o conteúdo, as expectativas do professor, as interações na sala de aula, a motivação entre outros.