Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PNAIC NA ESCOLA DO CAMPO: SABERES, FAZERES E REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DOCENTE PARA O PLANEJAMENTO ESCOLAR

Palavra-chaves: PNAIC, , FORMAÇÃO, , PLANEJAMENTO, , ALFABETIZAÇÃO, , ALFABETIZAÇÃO, Comunicação Oral (CO) GT 01. Formação de professores
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 48216
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2135
    "inscrito_id" => 7783
    "titulo" => "O PNAIC NA ESCOLA DO CAMPO: SABERES, FAZERES E REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DOCENTE PARA O PLANEJAMENTO ESCOLAR"
    "resumo" => "O trabalho aborda o lugar do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC como programa de formação de professores alfabetizadores da Educação Infantil ao Ensino Fundamental de 1º ao 3º ano da Escola Municipal Prudêncio Albuquerque dos Santos localizada no povoado de Mamuna, Icatu – MA. O programa visa formar professores e tutores da Educação Infantil, além do 1º e 2º ciclo do Ensino Fundamental para desenvolver com qualidade o trabalho com a linguagem oral e escrita, além de oferecer suporte didático-pedagógico aos professores e aos coordenadores pedagógicos para que estes possam caracterizar os direitos de aprendizagem dos alunos. A metodologia se deu a partir de formações presenciais com carga horária de 180 horas, mostrou-se como recurso pedagógico em que o/a professor/a em formação utilizou diferentes linguagens e múltiplas formas de comunicação para a construção de aulas interativas. Para o aluno, tornou-se significativo na medida em que o mesmo facilitou o avanço da leitura, escrita e conhecimentos matemáticos. O PNAIC ressignifica o trabalho diário do professor em sala de aula, pois percebeu-se a partir de sua implementação que os professores obtiveram maior organização do trabalho pedagógico como planejamento bimestral, metodologias inovadoras, recursos e estratégias para a sala de aula, visando a alfabetização e letramento dos alunos, onde estes mostraram-se evoluir em suas habilidades relacionadas à leitura e escrita nos diversos tipos de textos. Contudo, o PNAIC possibilitou, experiências significativas e um contato mais aproximado da realidade educacional, além de novos conhecimentos, saberes, fazeres que consolidam a prática docente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores"
    "palavra_chave" => "PNAIC,, FORMAÇÃO,, PLANEJAMENTO,, ALFABETIZAÇÃO,, ALFABETIZAÇÃO,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID7783_09092018205319.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCÍLIA ROSÁLIA DUTRA GONÇALVES "
    "autor_nome_curto" => "LUCÍLIA"
    "autor_email" => "lrd_goncalves@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 48216
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2135
    "inscrito_id" => 7783
    "titulo" => "O PNAIC NA ESCOLA DO CAMPO: SABERES, FAZERES E REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DOCENTE PARA O PLANEJAMENTO ESCOLAR"
    "resumo" => "O trabalho aborda o lugar do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC como programa de formação de professores alfabetizadores da Educação Infantil ao Ensino Fundamental de 1º ao 3º ano da Escola Municipal Prudêncio Albuquerque dos Santos localizada no povoado de Mamuna, Icatu – MA. O programa visa formar professores e tutores da Educação Infantil, além do 1º e 2º ciclo do Ensino Fundamental para desenvolver com qualidade o trabalho com a linguagem oral e escrita, além de oferecer suporte didático-pedagógico aos professores e aos coordenadores pedagógicos para que estes possam caracterizar os direitos de aprendizagem dos alunos. A metodologia se deu a partir de formações presenciais com carga horária de 180 horas, mostrou-se como recurso pedagógico em que o/a professor/a em formação utilizou diferentes linguagens e múltiplas formas de comunicação para a construção de aulas interativas. Para o aluno, tornou-se significativo na medida em que o mesmo facilitou o avanço da leitura, escrita e conhecimentos matemáticos. O PNAIC ressignifica o trabalho diário do professor em sala de aula, pois percebeu-se a partir de sua implementação que os professores obtiveram maior organização do trabalho pedagógico como planejamento bimestral, metodologias inovadoras, recursos e estratégias para a sala de aula, visando a alfabetização e letramento dos alunos, onde estes mostraram-se evoluir em suas habilidades relacionadas à leitura e escrita nos diversos tipos de textos. Contudo, o PNAIC possibilitou, experiências significativas e um contato mais aproximado da realidade educacional, além de novos conhecimentos, saberes, fazeres que consolidam a prática docente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores"
    "palavra_chave" => "PNAIC,, FORMAÇÃO,, PLANEJAMENTO,, ALFABETIZAÇÃO,, ALFABETIZAÇÃO,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID7783_09092018205319.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCÍLIA ROSÁLIA DUTRA GONÇALVES "
    "autor_nome_curto" => "LUCÍLIA"
    "autor_email" => "lrd_goncalves@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O trabalho aborda o lugar do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC como programa de formação de professores alfabetizadores da Educação Infantil ao Ensino Fundamental de 1º ao 3º ano da Escola Municipal Prudêncio Albuquerque dos Santos localizada no povoado de Mamuna, Icatu – MA. O programa visa formar professores e tutores da Educação Infantil, além do 1º e 2º ciclo do Ensino Fundamental para desenvolver com qualidade o trabalho com a linguagem oral e escrita, além de oferecer suporte didático-pedagógico aos professores e aos coordenadores pedagógicos para que estes possam caracterizar os direitos de aprendizagem dos alunos. A metodologia se deu a partir de formações presenciais com carga horária de 180 horas, mostrou-se como recurso pedagógico em que o/a professor/a em formação utilizou diferentes linguagens e múltiplas formas de comunicação para a construção de aulas interativas. Para o aluno, tornou-se significativo na medida em que o mesmo facilitou o avanço da leitura, escrita e conhecimentos matemáticos. O PNAIC ressignifica o trabalho diário do professor em sala de aula, pois percebeu-se a partir de sua implementação que os professores obtiveram maior organização do trabalho pedagógico como planejamento bimestral, metodologias inovadoras, recursos e estratégias para a sala de aula, visando a alfabetização e letramento dos alunos, onde estes mostraram-se evoluir em suas habilidades relacionadas à leitura e escrita nos diversos tipos de textos. Contudo, o PNAIC possibilitou, experiências significativas e um contato mais aproximado da realidade educacional, além de novos conhecimentos, saberes, fazeres que consolidam a prática docente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.